O Município de Lagoa ofereceu à Guarda Nacional Republicana (GNR) uma obra de arte da autoria de alunos da Escola de Artes de Lagoa orientados pelo artista Patico, para assinalar o Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemorou a 25 de Novembro.
A obra foi entregue pela vereadora da Ação Social da autarquia, Anabela Simão, ao Comandante de Unidade, coronel Joaquim Paulo Fernandes Crasto, na Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Posto Territorial de Silves.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de Novembro e tem como objetivo alertar a sociedade para a violência exercida contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
«Este é um tema que merece cada vez mais reflexão num ano em que as estatísticas revelam que os casos de violência doméstica em Portugal sofreram um aumento em relação aos quatro anos transatos», salienta a Câmara de Lagoa.
Segundo o Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA), desde o início do ano até ao passado dia 20 de Novembro, foram assassinadas em Portugal 24 mulheres, 67% das quais tinham uma relação de intimidade com o agressor.