Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Exercicio de simulação de sismoA Proteção Civil volta a convidar toda a população a participar no exercício nacional «A Terra Treme», que decorrerá no dia 13 de Outubro, às 10h13, e dura um minuto. Qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, pode participar na iniciativa, que «visa envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico».

Esta é uma campanha de sensibilização e preparação, «com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo», segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Esta entidade apela à população e instituições para que adiram ao exercício, bastando para isso ir ao site da iniciativa e preencher a ficha de inscrição. No mesmo sítio online pode-se encontrar a explicação detalhada do evento e informação sobre os sete passos que devem ser seguidos antes, durante e após o exercício propriamente dito.

Procedimento em caso de sismoTodos os participantes deverão, ainda, efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: «Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer».

Assim, no dia 13 de Outubro, às 10h13, se vir alguém a baixar-se, proteger-se a aguardar, significa que, para essa pessoa, «A Terra Treme».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Ministra da Administração Interna vem ao Algarve apresentar reforços de segurança para o Verão

A ministra da Administração Interna vai estar amanhã à tarde na região algarvia para

Sul Informação

Autoridade Marítima desaconselha a entrar no mar nos próximos dias, mesmo que o calor convide

O calor vai voltar a fazer-se sentir, nos próximos dias, com os termómetros a