Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

DentistaA Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) saudou, em comunicado, a intenção do Ministério da Saúde de integrar médicos dentistas nas unidades de saúde familiares e nos centros de saúde.

Para tal, a OMD vai delinear um projeto-piloto a ser apresentado o mais breve possível ao Ministério da Saúde, sendo que as duas entidades pretendem assinar, até ao final do próximo mês, um memorando de acordo.

O projeto-piloto deverá elencar e avaliar regiões preferenciais, carteira de tratamentos básicos, cedência de instalações, fornecimentos de equipamentos e mecanismos de controlo.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, refere que “há muito que denunciamos a ausência de cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS). É uma lacuna que dura desde que o SNS foi criado em 1979 e que até aqui nunca foi suprimida”.

“Existe ainda em Portugal uma visão, profundamente errada, que separa a saúde oral da saúde no seu todo e acarreta enormes custos para as pessoas, mas também para o Estado. Por isso, saudamos esta iniciativa, da autoria do ministro Adalberto Campos Fernandes e sua equipa que, a concretizar-se, será um marco fundamental para a medicina dentária portuguesa e saúde oral dos portugueses”, acrescenta o bastonário.

O projeto-piloto que a OMD vai elaborar inclui um plano de ação que terá de ir de encontro ao conceito definido pelo Ministério da Saúde que propõe uma noção de saúde pública que assegure a promoção da saúde oral.

Orlando Monteiro da Silva mostra-se satisfeito com a continuação do Programa Nacional de Saúde Oral, conhecido como “cheque-dentista”, um “programa com resultados efetivos muito positivos, sobretudo entre as crianças, e que tem permitido colmatar as necessidades de alguns grupos específicos, nomeadamente populações mais carenciadas, mas que é necessário alargar para dar resposta a toda a população”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Revista “Algarve Médico” pode ser «cartão de visita» para chamar mais clínicos para a região

A revista clínica “Algarve Médico”, lançada esta quinta-feira, pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA),