Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

rastreio do cancro de peleA Praia dos Pescadores, em Albufeira, vai ser palco no sábado, 13 de Agosto, da campanha de sensibilização e prevenção “Lugares Seguros ao Sol”, que inclui uma breve formação sobre os perigos da excessiva exposição solar, seguida de um rastreio gratuito à pele.

A ação irá decorrer entre as 8h00 e as 12h00 e destina-se a todos os veraneantes que pretendam prevenir situações de risco.

A Praia dos Pescadores é uma das cinco zonas balneares escolhidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com o Lidl Portugal, para realizarem uma ação de sensibilização e prevenção para os perigos da exposição solar excessiva e para a necessidade de serem tomadas precauções com a pele durante todo o ano, em especial no verão.

A iniciativa, que tem como grande objetivo a promoção da saúde e a prevenção do cancro e é composta por uma breve formação acessível a toda a família, liderada por uma equipa de voluntários da LPCC, que irão ainda oferecer um chapéu-de-sol com proteção raios UV, protetor solar e jogos para as crianças, para que de forma lúdica e didática aprendam desde cedo hábitos saudáveis ao sol.

As famílias que revelarem alguma preocupação serão ainda convidadas a participar na campanha de rastreio à pele que decorre em simultâneo.

“Esta ação vem ajudar-nos a alcançar uma população importante – os banhistas – promovendo o autoexame e permitindo o reencaminhamento de casos para o dermatologista, se necessário. Noutras ações semelhantes verificámos uma média de 10% de casos reencaminhados. Pretendemos chegar a pessoas com e antecedentes pessoais e/ou familiares, fototipo baixo (pele, olhos claros) e que realizam exposições intensas ao Sol”, explica a organização.

O rastreio à pele é efetuado por médicos dermatologistas voluntários da LPCC e garante toda a privacidade do paciente, sendo realizado numa zona exclusiva, permitindo um diagnóstico precoce. Caso se verifique a necessidade, será efetuado o encaminhamento para as Unidades de Saúde.

Em Portugal são diagnosticados por ano 10 mil novos casos de cancro de pele. O melanoma é um cancro que surge espontaneamente ou sobre um sinal que se modifica.

Qualquer modificação do aspeto de um sinal pode ser um alerta para um tumor maligno.

O risco de tumor cancerígeno aumenta se houver antecedentes pessoais e/ou familiares, em pessoas com fototipo baixo (pele, olhos claros, que se queimam facilmente ao sol), que têm vários sinais de formas e tamanhos muito variados, que realizam exposições intensas e de curta duração aos raios de Sol.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada