Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Créditos: Depositphotos

Conhecer as palavras mais pesquisadas ao longo do ano, no dicionário Priberam, mas também os principais eventos que marcaram a atualidade a nível político, económico e social. Este é o “Ano em Palavras” (e notícias), disponível aqui, numa parceria entre a Priberam e a agência Lusa. 

Esta plataforma foi estruturada com as palavras apresentadas cronologicamente, de Janeiro a Dezembro, ilustradas com fotografias de grande formato, permitindo um rápido retrato do ano de 2017.

Ao clicar na palavra em destaque, acedemos à sua definição no Dicionário Priberam. Ao clicar na legenda da imagem, temos a notícia da Lusa correspondente e os créditos da foto.

Para este projeto, a Priberam extraiu as palavras mais pesquisadas ao longo do ano e, a partir destas, os editores da Lusa escolheram as que consideraram mais relevantes em termos da atualidade nacional e internacional.

Entre as mais de duas centenas de palavras que estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam, foram selecionadas 25 (por ordem cronológica): armão, promulgar, exoplaneta, geringonça, desfaçatez, equinócio, cartilha, amnistia, preces, tetra, califado, dantesco, cigano, transgénero, supremacista, reivindicar, condolências, heresia, hecatombe, arresto, probidade, sedição, exonerar, intifada e cabala.

Neste ano, o Priberam teve mais de 130 milhões de consultas desde Janeiro. No mesmo período, houve um crescimento significativo, quer em termos do número de sessões (mais 24% face a 2016), quer em número de utilizadores – mais 34% para um total que ultrapassou 33 milhões até meados de Dezembro, provenientes de quase todos os países do mundo: 230 países ou territórios.

Até do Palau, na Micronésia, que surge em 230º lugar, com uma consulta

sulinformacao

Também poderá gostar

livros computador pc leitura

Palavras mais pesquisadas no Priberam em 2020 ilustram ano marcado pela Covid-19

Pandemia foi a palavra mais pesquisada