A Câmara de Silves vai sensibilizar os mais novos para a defesa da floresta contra incêndios ao longo da IV Semana da Proteção Civil, que vai decorrer entre 26 de Fevereiro e 2 de Março em diferentes freguesias do concelho.
Esta iniciativa, dirigida em especial ao público escolar, nomeadamente às turmas de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, é dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo setor de Educação da Câmara Municipal.
A Câmara de Silves adianta que será feita «uma demonstração tática de meios, que envolve diversos agentes de Proteção Civil e entidades (SMPCF; Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana; Serviço de Proteção da natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sapadores Florestais do Município e sector de Educação do Município)».
Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, e Nelson Correia, Comandante Operacional Municipal (COM), vão acompanhar as ações, «procurando que as comunidades escolares aprendem e tomem consciência que há necessidade de prevenir para melhor cuidar do que nos rodeia».
A autarca considera esta semana «muito importante para todo o concelho, pois estamos a trabalhar no sentido de dar ferramentas às gerações futuras para melhor cuidarem da nossa terra, das suas florestas e dos seus bens».
Rosa Palma salienta ainda que «esta é uma das atividades que consta da oferta educativa do Município, preparada e apresentada no início do ano letivo e resultante de um trabalho conjunto com os dois Agrupamentos de Escolas do concelho e que procura promover o espírito de cidadania e de participação na vida comunitária».
As atividades vão decorrer entre as 10h00 e as 11h00, nas seguintes escolas:
26 Fevereiro – Escola EB1 Portela – Incêndios
27 Fevereiro – Escola EB1 Tunes – Procedimentos Emergência
28 Fevereiro – Escola EB1 Pêra – Procedimentos Emergência
1 Março – Escola EB1 Enxerim -Procedimentos Emergência
2 Março – Escola EB1 Messines – Procedimentos Emergência