O rastreio gratuito de doenças da pele de Castro Marim, que decorreu de 12 a 14 de Outubro, diagnosticou «algumas doenças» nas «cerca de 200 pessoas» que participaram na iniciativa, segundo informação da autarquia local.
Este rastreio teve particular atenção às lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas. As doenças da pele detetadas já estão medicadas e orientadas.
«As lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detetadas foram tratadas no local com azoto líquido, para evitar sobrecarregar o serviço de dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, para onde são encaminhadas as lesões tumorais encontradas», informa a Câmara de Castro Marim.
Segundo a autarquia local, o presidente da Câmara de Castro Marim Francisco Amaral agradece «a prestimosa, voluntária e competente colaboração da médica dermatologista Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo, que, voluntariamente, têm colaborado com esta ação, promovendo a descoberta precoce e tratamento atempado de cancros da pele ainda em fase inicial».
Esta iniciativa, que está integrada nas políticas de saúde e ação social do município de Castro Marim, acontece duas vezes por ano.