Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia (Ciumed), presidida pelo município de Vila Real de Santo António, organiza, nos dias 21 e 22 de setembro, em Mérida (Espanha), o seu quarto congresso, dedicado à Mobilidade Sustentável em Cidades Médias.

Na mesma ocasião, a direção da rede Ciumed, no âmbito dos trabalhos que serão desenvolvidos no congresso, irá promover a constituição de uma associação sem fins lucrativos denominada Rede Ibero-americana de Cidades Médias (RIACIM), ultrapassando, desta forma, as fronteiras europeias.

O âmbito territorial da RIACIM são os países da Península Ibérica e da América Latina: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Com esta nova rede, pretende-se desenvolver um quadro de cooperação permanente entre as cidades médias, através do intercâmbio de experiências e da implementação de acções territoriais comuns.

Ao mesmo tempo, a RIACIM quer influenciar a tomada de decisões a nível nacional ou internacional, impulsionando políticas urbanas baseadas nas cidades médias, consideradas como o melhor modelo de sustentabilidade e de qualidade de vida dos cidadãos.

Para atingir estes fins, a RIACIM deverá fomentar a partilha de informação e a reflexão sobre a gestão urbanística praticada pelas cidades da rede, favorecendo a difusão de experiências capazes de contribuir para que as cidades da Península Ibérica e da América Latina se tornem mais dinâmicas, atrativas e competitivas.

Desenvolver projetos coletivos, promover a realização de estudos e aceder a financiamento nacional e internacional para melhorar a qualidade de vida nos meios urbanos são outras das metas que irão ser propostas.  

Mobilidade e desafios

Além da proposta de constituição da RIACIM, a Rede Ciumed irá debater esta quarta e quinta-feira a importância da mobilidade e as suas implicações no planeamento e gestão das cidades.

Apesar de as áreas urbanas concentrarem grande parte da população mundial e serem, por isso, os motores do crescimento económico, também enfrentam sérios problemas de congestionamento, de poluição e acidentes rodoviários, fatores que comprometem a qualidade de vida de quem lá vive ou trabalha.

Por esta razão, e tendo em conta o papel dos municípios nas relações de proximidade com os cidadãos, o 4.º Congresso da Rede Ciumed vai debater as melhores formas de assegurar transportes sustentáveis em termos ambientais e económicos, isto é, frequentes, rápidos, confortáveis e acessíveis às pessoas de mobilidade reduzida, idosos e crianças.

«Tendo em conta que as autarquias estão na primeira linha do ordenamento urbano, os municípios da Rede Ciumed são, ao longo de dois dias, convidados a partilharem as boas práticas de mobilidade que têm desenvolvido, de forma a que possam ser adotadas por outras cidades», destaca Luís Gomes, presidente da rede Ciumed e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.  

A Ciumed é uma rede de cidades médias que tem como principal objetivo promover um sistema equilibrado de estruturas urbanas que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Podem aderir à Ciumed todas as cidades médias da União Europeia (entre 20 mil e 150 mil residentes). A estrutura conta atualmente com 28 sócios. Mais informações em: www.ciumed.org.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Intermarché de Vila Real de Santo António oferece ambulância aos bombeiros

O Intermarché de Vila Real de Santo António entregou uma ambulância de socorro e

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita