Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A revista clínica “Algarve Médico”, lançada esta quinta-feira, pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA), pode servir de «cartão de visita para os futuros médicos que queremos ter a trabalhar no SNS», na região.

Esta é a convicção de Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, que esteve na cerimónia de lançamento, que decorreu no auditório do Hospital de Faro e que contou também com a presença de Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração do CHA e de Manuela David, pró-reitora da Universidade do Algarve.

Na sessão conduzida por Daniel Cartucho, coordenador editorial do projeto,  foi apresentada, em linhas gerais a revista e destacados os principais objetivos da publicação.

«A medicina é uma área demasiado abrangente para se cingir às questões meramente médicas, estando por isso em constante atualização e mudança. Desta forma, para além das rubricas científicas, a revista “Algarve Médico” conta com outras rubricas mais transversais, como uma área dedicada ao ensino ou à história da medicina, bem como a rubrica perspetivas, que dará espaço à reflexão sobre a medicina nas suas diversas vertentes», explica o CHA.

Já Joaquim Ramalho congratulou-se pela iniciativa que «espelha o trabalho dos profissionais da instituição, que para além da sua atividade clínica diária, ainda se dedicam à produção científica, enaltecendo assim, a imagem do Centro Hospitalar do Algarve».

Manuela David, pró-reitora da Universidade do Algarve, destacou a importância desta ser «uma publicação online, acessível a todos, considerando que este é o futuro na disseminação da produção académica e científica».

Daniel Cartucho, por seu lado, para além da apresentação do projeto editorial, destacou a importância do trabalho científico desenvolvido no Centro Hospitalar do Algarve, «que nos equipara aos grandes centros hospitalares do país».

O Algarve Médico é uma publicação online  «destinada à divulgação do conhecimento aplicado à Medicina com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da prática médica e promover a excelência dos cuidados de saúde, através da disseminação do conhecimento e da investigação», explica Daniel Cartucho.

A revista está disponível na plataforma issuu e no website do Centro Hospitalar do Algarve, «onde pode ler, fazer download da publicação em formato pdf, consultar toda a informação relativa ao projeto editorial, normas e procedimentos para publicação ou ainda aceder aos contactos da equipa editorial», conclui o CHA.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada