Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os Grupos de Apoio à Saúde Mental e Infantil do Algarve vão continuar a receber ajuda do Hospital Pediátrico de D. Estefânia na área da pedopsiquiatria. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e o hospital lisboeta renovaram esta terça-feira um protocolo de colaboração, com vista à manutenção deste apoio.

«Neste momento existem oito Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil a trabalhar nos Centros de Saúde da Região do Algarve com o objetivo de prestar apoio a crianças e jovens, em estreita colaboração e articulação com o Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, em Lisboa, abrangendo toda a Região do Algarve e servindo de exemplo a nível nacional», refere a entidade algarvia, num comunicado.

As equipas dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI), criadas em 2001, são constituídas por psicólogos, médicos de família, enfermeiros, assistentes sociais, e terapeutas dos Centros de Saúde, supervisionadas por um consultor de psiquiatria da infância e da adolescência do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia.

Na prática, desenvolvem programas de prevenção e promoção, dirigidos a famílias de risco com crianças pequenas, utilizando visitas domiciliárias e centrados na promoção de competências parentais em todo o território algarvio, permitindo assim a triagem, a avaliação e o atendimento de casos de crianças/famílias de risco com psicopatologia ligeira, encaminhando as situações de psicopatologia mais complexa para Hospital Pediátrico de Dona Estefânia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Revista “Algarve Médico” pode ser «cartão de visita» para chamar mais clínicos para a região

A revista clínica “Algarve Médico”, lançada esta quinta-feira, pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA),