Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Profissionais de SaúdeO seminário «Comunicação em Saúde – Direitos e Deveres», que se realiza no dia 9 de Dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, no Auditório da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), em Faro, vai debater as questões ligadas à comunicação na área da saúde, como a terminologia mais adequada para transmitir a informação ou os critérios a utilizar, em termos de imagem, para não ferir suscetibilidades. 

O seminário abre, às 10h15, com Francisco George, diretor-geral da saúde, que falará do «interesse público vs alarme social», assim como da gestão da informação em situações de crise nos hospitais e estabelecimentos de saúde. Francisco George abordará, ainda, o tema «surtos e epidemias – casos mediáticos em Portugal», onde falará do vírus H1N1, do surto de Legionella em Vila Franca de Xira e da ameaça do vírus do Nilo.

Já às 11h15 será a vez de Francisco Texeira da Mota, especialista em Direito da Comunicação, falar do tratamento jornalístico em casos de crime, doença ou acidente e do direito à informação e à proteção da dignidade humana. A «pressão mediática e a ética jornalística» também será um dos temas desta exposição, tal como a «legislação e autorregulação na transmissão de imagens em direto».

Por fim, às 12h15 o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte Carlos Martins vai abordar temas como «a divulgação de dados clínicos e direito à privacidade», assim como «as restrições na divulgação de informação em casos de interesse mediático». Os riscos das novas tecnologias de informação e o «cidadão repórter e proliferação de denúnicas nas redes sociais» também serão temas a cargo de Carlos Martins.

A Administração Regional de Saúde diz que este tema – da comunicação em saúde – «enfrenta hoje novos desafios, quer para as instituições, quer para os jornalistas, que exigem respostas rápidas, sobretudo em momentos de crise».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Famosos (e não só) fazem rastreio em Faro para mostrar como a voz precisa de ser cuidada

Beber muita água é fundamental, não fumar um imperativo e pigarrear algo a evitar.

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do