O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou hoje para a falta de enfermeiros nos SUB (Serviços de Urgência Básica) de Albufeira e Loulé.
Segundo um comunicado enviado às redações, «a falta de enfermeiros no SUB de Albufeira está a levar à redução do número de enfermeiros em alguns turnos. Onde deveriam estar três, passaram a estar muitas vezes dois».
Já em Loulé, segundo o mesmo documento, numa equipa de 16 profissionais, apenas estão a trabalhar sete.
O Verão é a altura do ano em que há mais atendimentos nos SUB e, de acordo com o SEP, em Albufeira o número pode chegar a 210, enquanto que em Loulé o número é de 160 atendimentos.
O SEP diz que as consequências desta carência de profissionais «são visíveis nas longas horas de espera para atendimento e no aumento da insatisfação e situações de conflito dos utentes».
Além da falta de enfermeiros, o sindicato alerta que, os que estão a trabalhar, «estão a trabalhar muito para além do limite».
«Quando deveriam realizar no máximo 140h num mês, estão a realizar perto de 200h. Os períodos de descanso são reduzidos. Trabalham muitos dias sem folgar, fazem turnos seguidos e há quem descanse apenas quatro horas num período de 24h», conclui o comunicado.