Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Lagoa dos Salgados
Lagoa dos Salgados

O projeto “Cidadania pela Natureza – conservação de áreas protegidas”, que vai decorrer em duas Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area), a Lagoa dos Salgados (Albufeira/Silves) e a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (Ovar/Espinho), vai ser lançado oficialmente na segunda-feira.

O projeto, que tem a duração de dois anos e é promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), foi o único projeto aprovado pela Toyota Motor Corporation – Japão na Europa.

O seu objetivo é «promover novos modelos de gestão e participação de zonas naturais, através de parcerias entre entidades locais e cidadãos para a conservação e dinamização de atividades ligadas à Natureza».

Educação ambiental, voluntariado e sensibilização são os principais motes para este projeto conjunto, que pretende ser uma iniciativa piloto com atuação nestas duas IBA.

Segundo a SPEA, «os colaboradores da Toyota, as escolas e vários parceiros locais serão envolvidos em diversas ações, que terão como objetivo estimular a participação cívica em prol da conservação da natureza e dar a conhecer a importância destes locais ricos em biodiversidade».

O projeto foi selecionado pela Toyota Motor Corporation – Japão, e dos 26 projetos vencedores, a nível mundial, este foi o único aprovado para a Europa este ano. Nos últimos 15 anos, apenas houve 11 projetos aprovados em todo o espaço europeu.

Lagoa dos SalgadosO papel da SPEA no projeto será identificar as necessidades de conservação, educação e monitorização destas áreas e colocar em contacto todas as entidades e cidadãos que possam desenvolver ações alusivas a essas componentes, juntando sinergias e apoiandose mutuamente na criação de redes de voluntários para a conservação ativa destes sítios.

Luís Costa, diretor da SPEA, salienta que, «antes de mais, este projeto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural».

«Há ainda muito desconhecimento sobre os valores naturais destes locais, mesmo para quem mora portas meias com eles. Acreditamos que este projeto-piloto poderá ser uma semente a replicar noutras Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA) e Áreas Protegidas em Portugal», acrescenta Luís Costa.

O lançamento do projeto, no próximo dia 29 de fevereiro, vai decorrer na Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, com a participação de entidades e parceiros locais, clientes e colaboradores da Toyota, aproveitando-se a ocasião para realizar uma visita guiada ao local e uma campanha simbólica de recolha de lixo na Barrinha.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Chasco-cinzento é destaque no cartaz do Festival de Observação de Aves de Sagres

O cartaz do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza dá este

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita