Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Passeio de bicicleta em famíliaÀ frente de Bristol e Barcelona e logo atrás da cidade de Nantes, foi assim que o Algarve conquistou um lugar de destaque na última edição do European Cycling Challenge, que decorreu durante o mês de Maio.

O sucesso traduzido pela participação da equipa algarvia leva a AMAL a preparar os pedais para o desafio de 2016.

Perto de 14 mil quilómetros permitiram efetuar um levantamento das estradas e caminhos que são diariamente percorridos pelos ciclistas urbanos nos vários concelhos do Algarve, «uma recolha valiosa para conhecer melhor o território e os circuitos mais escolhidos pela comunidade algarvia», salienta a AMAL.

Através desta iniciativa, promovida pela AMAL, «tornou-se possível desvendar algumas lacunas existentes no quadro legislativo do nosso país e que afetam diretamente o utilizador da bicicleta, uma personalidade de relevo naquele que é considerado um modelo de transportes contemporâneo, caracterizado por privilegiar os meios de deslocação amigos do ambiente».

Este era um dos principais objetivos do desafio europeu que convidou a Europa a registar os percursos realizados durante as deslocações diárias habituais em bicicleta, através de uma aplicação que podia ser instalada no telemóvel e assim contabilizar os quilómetros percorridos pelos utilizadores inscritos.

european cyclingAo dar origem a uma plataforma de diálogo e cooperação, a participação no European Cycling Challenge 2015 contribuiu ainda para reacender o debate sobre a promoção do uso da bicicleta na região, um paradigma que desperta novos desafios ao tema da mobilidade no território algarvio, onde apenas 1% das deslocações diárias se realiza de bicicleta.

A AMAL deseja felicitar o desempenho dos algarvios nesta última edição e confirma o interesse do Algarve em participar no próximo desafio, a ter lugar em 2016, acreditando que os resultados serão ainda mais interessantes e melhores se forem envolvidas mais entidades de toda a região.

 

Alguns números a destacar:

 1,03% das deslocações pendulares no Algarve usam a bicicleta

 > 4 milhões de residentes em Portugal usam smartphone

 13.990 km registados na participação do Algarve no ECC2015

 284 participantes na Equipa Algarve

 2.826 kg de emissões em CO₂ evitadas

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polis da Ria continua em 2016 mas há «esperança» que não haja demolições (com fotos)

A Sociedade Polis da Ria Formosa vai continuar, depois do prolongamento por mais um

Sul Informação

Algar oferece composto orgânico e plantas como presente de Natal

A Algar vai oferecer plantas hortícolas e composto orgânico aos seus colaboradores e clientes,

Sul Informação

Entidade reguladora garante que «não está previsto Fracking» no Algarve

«Não está prevista qualquer ação de prospeção através de Fracking ou outro método não