O Sul Informação atingiu, no passado dia 8 de Setembro, o seu recorde absoluto de visualizações de página, ao alcançar 79.650 pageviews num só dia, como o demonstram os dados do Google Analytics.
Esta performance resulta, em grande parte, do acompanhamento pela equipa do Sul Informação de notícias da atualidade, nomeadamente dos incêndios que, na semana passada, destruíram cerca de 4400 hectares de floresta, mato, terrenos agrícolas e incultos, em especial nos concelhos de Monchique, Silves e Portimão.
Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, diz que «preferia que o recorde tivesse sido obtido com notícias mais positivas, mas estes números traduzem a qualidade do trabalho da nossa pequena mas aguerrida equipa e a confiança que o público deposita em nós».
Aliás, como se pode constatar no gráfico gerado pelo Google Analytics, entre 10 de Agosto e 8 de Setembro, o Sul Informação teve um total de 478 415 visualizações de página. Ou seja, quase meio milhão de pageviews num só mês.
Ou seja, nesse mesmo período, a média de visualizações situou-se nas 20 mil diárias, com um pico no dia 8 de Setembro, quando o site foi acedido perto de 80 mil vezes. Mas houve outros picos ao longo do mês.
Do número total de utilizadores, a rondar os 220 mil, 52,9% são leitores recorrentes, o que demonstra um público fidelizado e que elege o Sul Informação como fonte privilegiada de notícias sobre os acontecimentos do Sul do país. A percentagem de novos utilizadores demonstra potencial de crescimento de público fidelizado.
Por outro lado, os dados do Google Analytics também indicam que o Sul Informação é eleito por muitos portugueses que vivem no estrangeiro, e mesmo por estrangeiros residentes no Algarve, para acompanhar o que se passa na região, como comprovam os dados de visitantes de outros países que não Portugal.
Perto de 70% dos leitores do Sul Informação têm entre 25 e 54 anos, ou seja, trata-se de um público maioritariamente em idade ativa (ao contrário do que é normal nos jornais regionais, que têm grande peso de leitores reformados), teoricamente com mais poder de compra e capacidade de decisão.
Outro dado interessante, é o facto de o Sul Informação ter quase tantas leitoras (45,2% são mulheres), como leitores (55,8% são homens), uma vez que normalmente os jornais regionais têm um peso esmagador de leitores masculinos.
Por último, é preciso referir que o Sul Informação tem um grande número de seguidores nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. A 9 de Setembro de 2016 tinha já 26.428 seguidores no Facebook, como se pode ver no gráfico abaixo, fornecido por essa rede social:
E trata-se de seguidores reais e não seguidores fictícios, comprados ao Facebook. De tal forma que várias notícias partilhadas pelo Sul Informação no Facebook atingem números muito significativos de “pessoas alcançadas”, perto das 100 mil.
«Estes números deixam-nos felizes, porque demonstram que o nosso trabalho dá frutos e está a ser reconhecido pelos leitores. Nós já somos o jornal de referência e o que tem maior audiência no Algarve e Baixo Alentejo, entre todos os outros órgãos online ou impressos, como o comprovam os dados que partilhámos acima. Mas estes números, longe de nos levarem a descansar sobre os louros alcançados, trazem-nos uma responsabilidade acrescida, pela necessidade de fazermos sempre mais e melhor», conclui Elisabete Rodrigues.