Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A partir de hoje, dia 1 de Agosto, a ARS Algarve implementa em todos os Centros de Saúde da região um sistema inovador de SMS para comunicar a todos os utentes a data e a hora da consulta ou cancelá-la automaticamente, «dando a oportunidade ao utente de gerir a sua marcação de forma rápida e simples».

Este sistema de alertas de mensagens via SMS, criado pelo Núcleo de Sistemas de Informação da ARS Algarve, lembra o utente da sua consulta, com cinco dias de antecedência.

Caso o utente não possa comparecer, pode, pela primeira vez no âmbito dos cuidados de saúde primários, cancelar a consulta também por SMS.

Nesta situação, o utente é remetido para a Área do Cidadão do Portal do SNS onde poderá reagendar online a sua consulta.

«A implementação deste novo sistema de alertas por SMS permitirá monitorizar a gestão das consultas de uma forma mais eficiente, sendo que atualmente cerca de 5% das consultas marcadas por mês não são efetuadas por falta de comparência do utente», explica a Adminstração Regional de Saúde do Algarve.

Contribuirá ainda para que «o tempo destas consultas, que não são realizadas, seja libertado de forma automática para outros utentes que necessitem».

Para os utentes beneficiarem deste serviço, basta terem os contactos atualizados, sobretudo o número de telemóvel pelo qual pretendam ser contactados.

Esta é mais uma das medidas digitais, integrada na estratégia nacional de modernização do SNS +Proximidade do Ministério da Saúde, que a ARS Algarve tem vindo a implementar nas unidades de saúde, com vista a reforçar a acessibilidade e o atendimento ao cidadão.

sulinformacao

Também poderá gostar

Simulacro Portimao (4)|Simulacro Lagos (4)|Simulacro Lagos (5)|Simulacro Portimao (2)|Simulacro Portimao (5)|Simulacro Lagos (2)

Hospitais de Portimão e Lagos testaram plano de emergência interno

Estiveram envolvidos a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e PSP dos municípios de Portimão e
enfermeiro saúde idoso

CHUA ganha Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) nos cuidados paliativos

Equipa vai dar apoio a utentes e às famílias
Helena Ferreira_HIV SIDA|SONY DSC|HIV_deteção precoce|SIDA|hiv_sida_

Ainda se morre de SIDA no Algarve, mas a deteção precoce é cada vez mais eficaz

No Algarve, 20% das pessoas ainda são diagnosticadas tardiamente