Uma «vasta região anticiclónica» localizada na região dos Açores vai continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território de Portugal Continental ao longo da próxima semana, anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Em consequência disso, durante a próxima semana, a temperatura mínima deverá atingir valores entre -2 e -7 ºC nas regiões do interior Norte e Centro, onde a temperatura máxima deverá variar entre 2 e 8 ºC.
Nas regiões do litoral, a temperatura máxima não deverá ultrapassar 14 ºC, descendo a mínima para valores entre 0 e 5 ºC.
No Algarve, a mínima poderá chegar aos 0 graus em Monchique e Aljezur, 1ºC em Alcoutim e São Brás de Alportel, em especial na quarta-feira, o dia que se prevê mais frio. Estas temperaturas serão sentidas como bem mais baixas, devido ao vento.
O IPMA acrescenta que, este sábado, com a passagem de um sistema frontal de fraca atividade, o vento vai ser temporariamente fraco do quadrante oeste, com a ocorrência de períodos de chuva fraca, na região norte, a partir do meio da manhã, estendendo-se gradualmente a todo o território e passando a aguaceiros.
A precipitação será sob a forma de neve acima da altitude de 800 metros, o que significa que poderá nevar no Alentejo, nomeadamente na Serra de São Mamede.
A partir da tarde, o vento vai tornar-se de norte, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas.
A partir de domingo, o IPMA prevê que o céu esteja geralmente pouco nublado, mas apresentando temporariamente alguma nebulosidade, com possibilidade de aguaceiros em geral fracos e dispersos, mas que serão de neve acima de 800 metros de altitude.
O vento deverá soprar moderado do quadrante norte, temporariamente forte no litoral e terras altas, o que, aliado a uma pequena descida da temperatura, vai acentuar o desconforto devido ao frio.