Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

cartaz em português(1)“A resistência de uma comunidade” dá título à ação de sensibilização contra a exploração de petróleo e gás de xisto, a decorrer no sábado, dia 19 de Março, às 17h00, no Salão dos Bombeiros em Vila do Bispo, e no dia 20 de Março às 17h00, no Espaço+, em Aljezur.

Haverá a projeção do documentário “Nisa contra a exploração de urânio – Um caso exemplar”, seguida de debate, mediado pelo ativista ambiental António Eloy.

Nisa foi palco de uma revolução popular contra a exploração de urânio, tendo o povo conseguido fazer prevalecer a sua vontade face à do governo português, que assinara contratos para exploração numa altura em que outros países a proibiam.

António Eloy é mestre em Economia da Energia e consultor de empresas de energias renováveis, desde 2001, na área da responsabilidade social.

É autor de mais de 40 livros sobre Ambiente, Cultura e Sustentabilidade e tem estado, ao longo dos anos, envolvido em organizações ambientais nacionais e estrangeiras.

Os organizadores explicam que «esta ação será a primeira de muitas, com o intuito de informar e sensibilizar a população acerca dos perigos e desvantagens da exploração de gás e petróleo, numa região que começa a dar os primeiros passos no turismo de natureza, que requer práticas sustentáveis e paisagens bem preservadas».

No Algarve, se se mantiverem as concessões já atribuídas aos consórcios petrolíferos, a exploração será feita mesmo nas áreas protegidas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Parque Natural da Ria Formosa e na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, atingindo mais de uma dezena de sítios geológicos classificados e as áreas dos principais aquíferos da região.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Môce dum Cabréste ajuda PALP a angariar fundos para pagar luta nos tribunais contra o petróleo (com vídeo)

O comediante Môce dum Cabréste decidiu ajudar a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP)

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,