O Carnaval de Altura, que decorreu a 10 e 11 de Fevereiro, «deu largas à criatividade e surpreendeu os visitantes com temáticas variadas», diz a Câmara de Castro Marim.
No total, desfilaram «nove carros alegóricos e dez grupos de animação».
Alguns parodiaram temas relacionados com o quotidiano local, como a apicultura, atividade que põe nas mesas um dos mais apreciados produtos do concelho, o mel, ou o “Baile das Velhas”, que mobiliza centenas de fãs dos tradicionais bailes de acordeão, ou ainda as atividades profissionais ligadas ao mar e à agricultura.
Outros, decidiram dar vida nova à montanha-russa e novas composições ao Musical de Copacabana. Nesta dinâmica, fizeram-se representar as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, o Grupo de Zumba, o Grupo de Amigos de Altura, o Grupo dos Amigos do Bairro Quente e o Intermarché.
A fechar esta edição do Carnaval de Altura, houve um «grande concerto» de “Baby Lores & Luís” (Gomes), no domingo, que reuniu as centenas de pessoas que assistiram ao último desfile.
Também envolvidos na organização do Carnaval de Altura estiveram cerca de 50 voluntários, um trabalho que é preciso reconhecer, sublinha Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, referindo-se a este como um dos Carnavais mais autênticos do país, pelo envolvimento e esforço da comunidade local.
A afluência ao Carnaval de Altura «cresce de ano para ano», segundo a Câmara de Castro Marim.
A 17ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura e da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio dos supermercados Corvo e outras associações e comércios locais e a colaboração das juntas de freguesia de Castro Marim e de Odeleite e do Clube Recreativo Alturense.