Mais de uma dezena de restaurantes de Olhão participaram, em julho, na iniciativa “Adoramos a Nossa Gastronomia”. Esta ação, promovida pela Coca-Cola, teve como objetivo convidar os residentes e turistas a conhecerem os melhores e mais caraterísticos pratos regionais.
Partilharam esta experiência cerca de 500 restaurantes espalhados pelo País (quase uma centena só no Algarve).
Esta rota gastronómica está a percorrer 14 regiões nacionais ao longo de três meses. Para assinalar a passagem pelo Algarve, a marca promoveu, com o apoio do Município de Olhão, uma sessão de showcooking junto aos Mercados Municipais.
O evento teve como principal responsável o Chef Alexandre Silva, que apresentou uma reinterpretação da cataplana, aliando a tradição a um toque pessoal.
Além de ser embaixador do evento, Alexandre Silva vai também ajudar a selecionar os melhores restaurantes que estarão presentes no evento final, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de outubro.
Numa carrinha “Pão de Forma”, junto aos tradicionais Mercados de Olhão, o chef elaborou uma cataplana diferente daquela a que estamos habituados, mas igualmente com muita imaginação e ótimo sabor.
A mostra “Adoramos a Nossa Gastronomia” conta com o apoio da Associação de Hotelaria, Restauração e Similiares de Portugal (AHRESP), dos municípios por onde a iniciativa passa e por entidades locais ligadas às áreas da restauração e do turismo.
Com a organização desta iniciativa, a Coca-Cola pretende “contribuir para a dinamização das cidades através da gastronomia local, criar um novo motivo de atração de visitantes e apoiar a animação do comércio local”.