Sardinhas “de boa morte”, papas de milho, lulas cheias, feijão com couve e carnes da salgadeira vão à mesa com o Marquês dos Vales Banco 2016 e o Tinto Grande Escolha 2014. Está apresentado o menu do município de Lagoa candidato ao programa “7 Maravilhas à Mesa”, promovido pela sociedade EIPWU, em estreita ligação com a New 7 Wonders Foundation.
Quinta dos Vales e Restaurante Charneco serão os convidados de honra de Lagoa por esta candidatura que promete eleger 49 mesas pré-finalistas, sete representativas da identidade patrimonial gastronómica de cada região do país.
Através desta candidatura, Lagoa «apresentará a riqueza da sua gastronomia, resultado da diversidade dos produtos que utiliza, bem como das ancestrais formas de confeção, introduzidas por povos que aqui deixaram a sua história, o seu saber. É com base neste património que é agora apresentado um menu representativo do melhor que a terra e o mar podem oferecer», explica a autarquia.
Farão parte deste leque de iguarias um petisco, uma sopa, um prato de frutos do mar e um prato de carne. Irão à mesa as Sardinhas de “boa morte” (petisco conservado no sal da salina da Mexilhoeira da Carregação, a única em funcionamento no Barlavento Algarvio); as Papas de milho (“sopa” preparada com milho reduzido a farinha no único dos seis moinhos de maré do rio Arade que ousaram sobreviver ao tempo, no Sítio das Fontes); Lulas cheias (prato de pescado) e Feijão com couve e carnes da salgadeira (prato de carne).
Acompanham este património gastronómico dois vinhos: o Marquês dos Vales Banco 2016 (Arinto, Síria e Malvasia Fina), proveniente de um solo argilo-calcário e marcado pela frescura, boa mineralidade e acidez.
Possui uma nota de prova que revela alguma fruta branca madura e vegetal com sabores fumados e a especiarias e um final de boca sedoso, mas longo e persistente, o que combina na perfeição com as lulas recheadas ou mesmo as sardinhas “de boa morte”.
O Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014 confere aos restantes pratos a certeza da opção ideal por se tratar de um vinho rico e complexo (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês), com notas de frutas silvestres e especiarias e uma suavidade que lhe é conferida pelo estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês de grande qualidade.
Lagoa alia ainda, ao prazer das iguarias apresentadas, a experiência de palmilhar um dos mais belos percursos de costa na região algarvia – os 7 Vales Suspensos.
«A Natureza excedeu-se e forjou um lugar mágico repleto de arribas, pórticos suspensos sobre o mar e grutas com milhões de anos. Ao longo de 5,5 km, cada arriba, cada algar, cada escarpa recordará o visitante de que se encontra na presença de “uma obra de arte”, apenas ao alcance da alquimia dos elementos», sublinha.
O programa “7 maravilhas à mesa” conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural; Secretaria de Estado do Turismo e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
Veja aqui o vídeo promocional de Lagoa: