Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Monchique está presente no 19° Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza (Espanha), até ao dia 4 de Fevereiro. O certame, que começou no dia 31 de Janeiro tem, este ano, Portugal como país convidado.

Segundo explica a Câmara de Monchique, «durante cinco dias, as atividades em torno da Gastronomia serão muitas com variadas experiências culinárias, mostras e degustações asseguradas pelos 270 expositores e os 15 restaurantes presentes, representando ao todo 12 países».

Alejandro Rubín, diretor da feira diz que «este certame representa a fidelidade entre os dois países, Portugal e Espanha na afirmação do Turismo Gastronómico de qualidade e que é já hoje uma marca identificadora deste território».

Já Rui André, presidente da Câmara de Monchique, distinguido a título particular como confrade da Confraria Gastronómica Luso-Galaica, que realizou o seu Capítulo no dia 31 de Janeiro, explica que «a aposta estratégica do nosso concelho no Turismo Gastronómico é acima de tudo uma forma de valorizar e divulgar um saber e cultura local que resulta numa oferta diferenciadora pela qualidade dos produtos e sua especificidade».

O autarca considera que «a nossa participação neste evento é também uma forma de ampliar as linhas de cooperação entre estes dois países cujos fluxos turísticos são cada vez mais importantes para ambos, assim como uma abertura e relacionamento com outros países participantes».

Para Rui André, «a importância da Gastronomia monchiquense enquanto forma superior de promoção e engrandecimento da oferta turística local, realça desta forma a dimensão social e cultural da nossa gastronomia, enquanto produto turístico de elevado interesse».

Este produto turístico «é cada vez mais responsável pela atratividade do nosso território e, neste certame, a participação do Município de Monchique pretende também, e para além de mostrar o que de bom temos no nosso concelho, divulgar também outros produtos como o Turismo de Natureza, o Turismo Cultural ou o tão conhecido e também já promovido na Galiza, Turismo de Bem-estar, com o Termalismo que, em Ourense, também representa uma característica especificidade local, onde se realiza a maior feira de Termalismo a nível mundial e onde Monchique também tem marcado presença».

sulinformacao

Também poderá gostar

Manjares Serranos Cortelha 2018 (1)|Manjares Serranos Cortelha 2018 (2)

Cortelha serve Manjares Serranos ao som de Folclore

Além de pratos tradicionais da gastronomia serrana, também vão passar na Cortelha grupos de
arraial do petisco 2

Pêra volta a petiscar em novo arraial

Petiscos e música são "ingredientes" de certame em Pêra
Festival Caracol 2014 (3)

Em Castro Marim, os caracóis “falam” várias línguas

Há caracóis à portuguesa, mas também receitas francesas, espanholas e marroquinas