Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Chef Hans Neuner from Ocean Restaurant, Algarve, Portugal. Photo- Paulo Barata
O Chef Hans Neuner no Ocean Restaurant, na Vila Vita, Algarve
Foto de Paulo Barata

O Ocean, restaurante com duas estrelas Michelin do Vila Vita Parc, em Alporchinhos, no litoral do concelho de Lagoa, integra a lista dos 1000 melhores do mundo, conseguida através da convergência de todas os rankings dos melhores da gastronomia, numa grelha objetiva, transparente e internacional.

A ideia surgiu de Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros francês: fazer uma lista dos mil melhores restaurantes do mundo, sem concessões, restrições e desvios.

Milhares de chefs do mundo inteiro foram contactados, pela internet, para fazerem a avaliação confidencial dos guias do seu país.

As fontes mais rigorosas foram consultadas e cruzadas: desde o Guia Michelin, ao Guia Boa Cama, Boa Mesa, o Guia Repsol, Foursquare, TripAdvisor, Lo Mejor de la Gastronomia, Google Reviews, Worl 50 Best, Zomato, Andyhayler.com, Yelp, Winespectator e outros.

O resultado pode ser consultado em www.laliste.com, e o que o distingue é o facto de evitar o julgamento de culturas gastronómicas ou de determinados restaurantes, e não estar sujeito às especificidades dos guias e a outras condicionantes que tantas vezes influenciam estas avaliações.

Há restaurantes dos 5 continentes, sete deles em Portugal, dois no Algarve. O Ocean, liderado pelo chef Hans Neuner, encontra-se na 76ª posição, sendo mesmo o restaurante português mais bem classificado e o único no top 100, o que o confirma como um dos mais distintos restaurantes portugueses, sempre a somar pontos também aos olhos de públicos estrangeiros.

O suíço Restaurant de l’Hotel de Ville, em Crissier, lidera a tabela. Dos restaurantes portugueses, figuram nesta La Liste, além do Ocean (na 76ª posição), o Belcanto, em Lisboa (101º), o Vila Joya, em Albufeira (142º), a Fortaleza do Guincho, em Cascais (184º), Il Gallo D’Oro, no Funchal (265º), o Arcadas Restaurante,  em Santa Clara, Coimbra (504º)e o Henrique Leis, em Almancil, no Algarve (506º).

Entre os 20 experts internacionais que colaboraram com a equipa francesa que coordenou o projeto, através da associação Les Tables de Cinq Continents, não havia portugueses, o que reafirma a isenção desta distinção.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Guia Algarve” para Julho já está disponível (e propostas não faltam)

A 36ª Concentração Internacional de Motos de Faro, de 20 a 23 de Julho,

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Lagoa, Silves e Albufeira

Num período em que predominam dias extremamente quentes, continuamos a recordar o relatório efetuado