Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Restaurante São GabrielO restaurante algarvio São Gabriel, de Almancil, é um dos dois novos estabelecimentos portugueses que consta da restrita lista de restaurantes com estrela Michelin para 2015.

Além de manter no Guia Vermelho para Portugal e Espanha os restaurantes que lá constavam, em 2014 – quatro do Algarve e um do Alentejo -, Portugal consegue adicionar o restaurante situado na Quinta do Lago, que regressa à lista após um ano de interregno, e o estabelecimento Pedro Lemos, no Porto.

Na próxima edição desta prestigiada publicação, apresentada esta quarta-feira em Marbella, Espanha, o Algarve volta a estar em destaque, por manter dois restaurantes com duas estrelas Michelin: o Ocean, de Armação de Pêra, do austríaco Hans Neuner e o Vila Joya, em Albufeira, de Dieter Koshina, também da Áustria.

Mas “perde” a exclusividade dos estabelecimentos com duas estrelas, em Portugal, já que também o Belcanto, de José Avilez, em Lisboa, passa a merecer esta distinção.

Guia Michelin Portugal e Espanha 2015Uma boa notícia para Portugal, e em dose dupla, já que, além de ter mais um restaurante num segundo patamar de excelência (o Guia Michelin atribui de uma a três estrelas), coloca num grupo muito restrito os portugueses José Avilez e o seu chefe de cozinha David Jesus.

O Guia Michelin 2015 distingue, ainda, 11 restaurantes portugueses com uma estrela. E, destes, três são no Algarve. O restaurantes Henrique Leis, em Almancil, de Henrique Leis e o Willie’s, em Vilamoura, de Willie Wurger, são reconduzidos no guia, enquanto o São Gabriel, com o chefe de cozinha Leonel Pereira, recuperou a estrela que perdeu em 2014.

Uma vitória da nova gerência do estabelecimento, que pegou neste restaurante em 2013. A mudança de proprietário e de chefe de cozinha terão colocado em causa a manutenção da estrela Michelin, em 2014, mas o trabalho desenvolvido parece ter convencido o júri da publicação de que a qualidade se manteve, apesar das alterações, e a emendar a mão.

Também novo no guia é o restaurante Pedro Lemos, no Porto, de Pedro Lemos. Já o restaurante L’And Vineyards, em Montemor-o-Novo, de Miguel Laffan, volta a constar da lista.

Os outros representantes de Portugal no Guia Michelin de 2015 são: Casa da Calçada, de Vítor Matos, em Amarante; Eleven, de Joachim Koerper, em Lisboa; Feitoria, de João Rodrigues, em Lisboa; Fortaleza do Guincho, de Vincent Farges, em Cascais; Il Gallo d’Oro, de Benoît Sinthon, no Funchal; e Yeatman, de Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Jovens com deficiência “cozinham” o futuro no restaurante “Compromisso”

São utentes da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM),

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da