A Rota do Petisco chega, este ano, a terras nunca antes saboreadas, já que, de 2 de Junho e 9 de Julho, os concelhos de Faro e Olhão acolherão, pela primeira vez, esta iniciativa e darão a conhecer as melhores iguarias das Terras da Ria a um preço que convida a repetir e repetir e repetir…
A Rota do Petisco das Terras da Ria é um evento gastronómico organizado pela Associação Teia D’Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres, que conta com o das Câmaras Municipais de Faro e de Olhão e da AmbiFaro.
Os objetivos desta nova etapa da Rota do Petisco por Terras da Ria são «dinamizar a restauração local, promover a animação social e cultural e enriquecer a oferta turística das localidades aderentes».
Assim, durante quase um mês, de 2 de Junho a 9 de Julho, os estabelecimentos aderentes apresentarão uma ementa especial a um preço fixo, segundo duas modalidades: “Petisco” (petisco + bebida) a 3 euros ou “Doce Regional” (sobremesa + bebida) a 2 euros.
Para beneficiar da oportunidade de petiscar bem sem esvaziar a carteira, os participantes apenas terão de apresentar o Passaporte da Rota do Petisco, o qual receberá um carimbo por cada estabelecimento frequentado. O Passaporte tem o custo unitário de 1 euro, valor que reverte na íntegra para o apoio dos projetos sociais apoiados pela iniciativa Rota Solidária. Portanto, o mote é petiscar e ajudar.
A 13 de Fevereiro abrem as inscrições para os estabelecimentos interessados em participar na Rota do Petisco das Terras da Ria. Poderão inscrever-estabelecimentos de restauração e pastelarias localizados nos concelhos de Faro e Olhão.
Estes deverão apresentar uma ementa inspirada na gastronomia tradicional portuguesa ou que tenha como base produtos locais e/ou modos de confeção tradicionais.
A inscrição deverá ser feita através do preenchimento do formulário eletrónico que se encontra disponível em www.rotadopetisco.com e em www.teiadimpulsos.pt até ao próximo dia 31 de Março.
«A Rota do Petisco é uma oportunidade única para os estabelecimentos divulgarem a sua oferta e fidelizarem novos clientes. A experiência noutros concelhos tem provado que estas mais-valias ultrapassam largamente o período de funcionamento da iniciativa», salienta a associação Teia d’Impulsos, que promove a iniciativa criada originalmente em Portimão.
Se quiser saber mais, consulte o website da Rota do Petisco ou envie as suas dúvidas através do email rotadopetisco@gmail.com.