Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Partido Comunista esteve no concelho de Alcoutim na passada segunda-feira e vai colocar diversas das questões levantadas por entidades e pela população deste município do interior do Algarve à Assembleia da República. Em causa estão questões como as acessibilidades do concelho e o desenvolvimento local.

O deputado comunista eleito pelo Algarve Paulo Sá juntou-se a uma delegação do PCP local e sondou entidades, trabalhadores e habitantes do concelho sobre as suas aspirações. Durante as reuniões analisou-se, entre outros temas, «a necessidade de adotar medidas de discriminação positiva, que permitam conciliar o desenvolvimento do concelho com os diversos instrumentos de ordenamento do território aí em vigor, além da necessária compensação do interior algarvio pela saída da região do objetivo 1 dos apoios comunitários», segundo um comunicado.

«Logo pela manhã, a delegação do PCP reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, tendo sido abordadas questões como a necessidade da construção da ponte internacional Alcoutim-Sanlúcar e da conclusão do IC27, infraestruturas essenciais para o desenvolvimento do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano, assim como a navegabilidade do Guadiana, o seu desassoreamento e o aproveitamento do rio como elemento gerador de desenvolvimento e riqueza», revelaram os comunistas.

Também foram abordados temas como o «acesso aos cuidados de saúde no concelho de Alcoutim, ao funcionamento da delegação da Segurança Social e à exclusão do concelho do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – PEPAL».

Já no encontro com a população da freguesia alcouteneja do Pereiro, a discussão centrou-se na possível extinção desta freguesia, no âmbito da reformulação do mapa administrativo em curso, «com a consequente redução dos serviços de proximidade atualmente prestados, para além do retrocesso que significaria na participação das populações no poder local democrático».

O PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, irá questionar o Governo sobre as questões suscitadas nos contactos com a população e diversas entidades, em defesa do concelho de Alcoutim e dos Alcoutenejos», garantiram os comunistas.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Sábado quente coloca Algarve sob aviso amarelo

As temperaturas altas no Algarve vão manter-se no fim de semana e o distrito

Sul Informação

Alcoutim oferece acesso a plataforma de recursos da Porto Editora aos alunos do concelho

Os alunos das escolas de 1º, 2º e 3º ciclo de Alcoutim vão ter