Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os deputados da Assembleia da República (AR) que compõem a Comissão de Economia e Obras Públicas deslocam-se esta terça-feira, dia 8 de maio, a partir das 9h30, numa visita a Tavira.

A comitiva será recebida, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da edilidade, Jorge Botelho que dará a conhecer a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, assim como o recém-inaugurado Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

Portugal, através de Tavira, como sua comunidade representativa, deu entrada na sede da UNESCO, em Paris, no passado mês de março, a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Trata-se de uma candidatura transnacional que para além de Portugal envolve outros Estados e comunidades como Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento), Marrocos (Chefchaouen). Deverá ser apreciada e votada pela UNESCO, na Assembleia Geral (AG) prevista para o último trimestre de 2013. Esta nova candidatura destina-se ao alargamento a Chipre, Croácia e Portugal da classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade atribuída à Dieta Mediterrânica, na AG da UNESCO de Novembro de 2010 (Nairobi).

A Câmara Municipal de Tavira, em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente, Ordenamento do Território (MAMAOT) e a Comissão Nacional da UNESCO, preparou o processo formal, coordenando na fase final também informações e documentação dos Estados e comunidades representativas.

A classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, abrangendo agora Portugal, é um ato com implicações jurídicas e responsabilidades acrescidas para o país e para a região, que abrirá novas oportunidades para dinamização dos produtos locais e do turismo cultural, permitirá aprofundar conhecimentos e inventários sobre tecnologias e processos, tradições, práticas culturais e expressões artísticas relacionadas com património imaterial português. Possibilitará, igualmente, uma maior divulgação das vantagens para a saúde pública deste regime alimentar milenar, reconhecido como de alto valor nutricional e preventivo pela Organização Mundial de Saúde.

Portugal é um país mediterrânico pelo clima e natureza, pelas produções agroalimentares, convivialidades e sociabilidades; a Dieta Mediterrânica um estilo de vida profundamente enraizado nas vivências dos portugueses, que importa preservar e transmitir às gerações vindouras.

 

Núcleo Islâmico motiva visita

 

O outro motivo da visita da Comissão Parlamentar prende-se com o Núcleo Islâmico. Após 14 anos, este espaço dá, agora, uma nova vida ao centro da cidade.

Trata-se de um esforço humano, material e financeiro (2,085 milhões de euros investidos) desenvolvido pela Câmara Municipal de Tavira, 50% apoiados por fundos europeus (POAlgarve, Interreg) e nacionais (Promuseus).

A autarquia procedeu à aquisição de terrenos e edifício (no piso inferior está instalado o Posto de Turismo), contratualizou serviços de arqueologia, projetos de arquitetura e especialidades, realizou obras de consolidação da muralha e de adaptação, finalmente trabalhos de museografia para instalação do núcleo, com o objetivo central de proporcionar o reencontro dos munícipes com o seu património histórico, permitindo a todos o acesso aos espólios que até nós chegaram, testemunhos da presença das civilizações mediterrânicas que nos precederam.

Encontram-se patente ao público a componente islâmica da História de Tavira, inserida na estratégia do Museu Municipal de Tavira (membro da Rede Portuguesa de Museus/IMC), um museu de território, polinucleado e multitemático, o qual integra já o Palácio da Galeria para divulgação do património e história Tavira e da atualidade artística, o Núcleo Museológico de Cachopo sobre a etnografia serrana, o Centro Interpretativo do Abastecimento de Água a Tavira, o Núcleo da Cooperativa de Santa Catarina sobre a produção do azeite, o Núcleo do Hotel Albacora sobre a pesca do atum e o Núcleo do Bairro Almóada da Pousada do Convento de Nossa Senhora da Graça.

sulinformacao

Também poderá gostar

casadasvirtudes_070 (1)

Tavira recebe o “Corpo de Hoje”

O “Corpo de Hoje” – Festival de Artes Performativas de Tavira realiza-se de 17

Sul Informação

Igrejas de Tavira abrem portas durante o Verão para proporcionar «Férias Ativas» aos jovens

Treze igrejas da cidade de Tavira vão estar abertas ao público até dia 30

Sul Informação

“Os Filhos do Fogo de Deus” estão aí para quebrar preconceitos e alcançar novos voos

A peça de teatro “Os Filhos do Fogo de Deus”, que quer quebrar os