Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os deputados do Bloco de Esquerda Helena Pinto e João Semedo questionaram esta quinta-feira o Ministério da Saúde acerca da falta de material para realização de citologias no Algarve.

Os parlamentares bloquistas questionaram a falta de escovilhões em Portimão e em Lagos e a possível rutura dos stocks de Albufeira e de Vila Real de Santo António, «dado estes encontrarem-se próximo do fim».

Segundo a pergunta endereçada ao Ministério da Saúde, há ainda «o registo da falta deste material, anteriormente, em Faro».

Os deputados do Bloco de Esquerda indagaram o ministro Paulo Macedo sobre se tem conhecimento da situação, qual o motivo para a rutura deste material, necessário à realização de citologias e, por último, «que medidas vão ser tomadas para garantir a disponibilização do material necessário à realização de citologias às unidades de saúde do Algarve».

Vulgarmente designado como Papanicolau, devido ao médico grego que o concebeu Geórgios Papanicolau, este exame permite identificar possíveis alterações no colo do útero, entre as quais se encontram a infeção pelo papiloma vírus humano (HPV). Por norma, este exame é efetuado uma vez por ano.

«É incompreensível que, por falta de escovilhões, as mulheres não possam realizar a citologia quando se dirigem à normal consulta com o médico de família, sendo obrigadas a regressar mais tarde para o fazer. Este é um fator dissuasor da realização deste exame fundamental», sublinha o Bloco de Esquerda, que considera que esta situação é «absolutamente inaceitável» e tem que ser «reparada com toda a urgência».

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do

Sul Informação

Cuidados de Saúde Primários no Algarve já receberam investimento de 1,5 milhões em 2017

Os Cuidados de Saúde Primários no Algarve já beneficiaram, desde o início de 2017,

Sul Informação

PCP apresentou 16 projetos de resolução sobre o Algarve na AR desde Outubro de 2015

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, desde o início da atual legislatura, 16 projetos