José Carlos Barros, deputado do PSD eleito pelo Círculo Eleitoral de Faro e membro da Comissão Parlamentar de Ambiente e Ordenamento do Território, foi designado relator da Petição “Um Algarve livre de pesquisa, prospeção, exploração e produção de petróleo e gás natural (convencional ou não-convencional)”.
A Petição apresentada na Assembleia da República, com mais de 7000 assinaturas, tem como primeiro peticionário a “Plataforma Algarve Livre de Petróleo”, que solicita a intervenção da Assembleia da República no sentido de não ser permitida a prospeção e a exploração de petróleo e gás natural.
De acordo com José Carlos Barros, a sua preocupação prioritária, enquanto relator, é a de “garantir o cabal esclarecimento de todas as questões relacionadas com este processo – envolvendo atores políticos e sociais da Região do Algarve, investigadores, especialistas e a comunidade científica”.
Além dos peticionários, o relator da Petição refere que é sua intenção promover a audição, entre outros, da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, da AMAL e dos membros do Governo com as tutelas do Ambiente e da Economia.