Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 João Vasconcelos
João Vasconcelos

O Bloco de Esquerda (BE) quer suspender «imediatamente» todos os contratos relativos à prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve. A reivindicação foi entregue ontem na Assembleia da República (AR) pelos parlamentares do BE e com João Vasconcelos, deputado do BE eleito pelo círculo de Faro, como primeiro subscritor.

O grupo Parlamentar do BE retoma a recomendação de 2012 (única proposta neste sentido, discutida e votada até agora na AR), e reitera a intenção de p«roibir a exploração e extração de gases e óleos de xisto em Portugal», acrescentando-lhe uma outra que prevê a «suspensão imediata de todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve».

Nos últimos cinco anos, foram adjudicadas, a empresas e consórcios petrolíferos privados, concessões para exploração de hidrocarbonetos em quase todo o território algarvio.

«Estes contratos foram assinados sem a auscultação das comunidades e sem a participação das autarquias, o que tem dado azo a várias deliberações de órgãos autárquicos e a uma firme oposição popular», salienta o BE.

O Bloco alega «fatores de ordem ambiental, nomeadamente da preservação das áreas protegidas pela Rede Natura 2000 e classificadas como Zona de Proteção Especial, como o Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina».

«Estamos empenhados em políticas de descarbonização da economia», assegura João Vasconcelos que acrescenta «Portugal não pode comprometer-se com políticas para combater as alterações climáticas, por um lado e, por outro, na prática, fazer exatamente o contrário».

Atendendo à sustentabilidade ambiental, social e também económica, o projeto de resolução foi apresentado na AR com outro argumento de peso: a incompatibilidade desta putativa atividade com o turismo, considerado essencial para a região.

«Explorar hidrocarbonetos no Algarve coloca em causa essa fonte de rendimentos que é o turismo», conclui o deputado.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Galpgate: Cristóvão Norte mantém que não quebrou regras ao aceitar convite para ver jogo do Euro2016

O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte não muda (nem acrescenta) uma

Sul Informação

Cartazes de propaganda da Câmara de Vila Real de Santo António têm de ser retirados até segunda-feira

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ordenou, na passada sexta-feira, 7 de Julho, à

Sul Informação

Assembleia Municipal de Portimão aprova recomendação do BE para colocar proteção na zona ribeirinha

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou na sua última sessão uma recomendação do Bloco