Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Fuseta2A ministra do Mar e o secretário de Estado das Pescas anunciaram, em resposta a uma questão colocada pelo deputado algarvio José Carlos Barros, que a Fuzeta é um dos portos de pesca para os quais está prevista a realização de dragagens. A pergunta foi feita durante a audiência na Comissão de Agricultura e Mar, que teve lugar esta semana na Assembleia da República.

A obra será da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e encontra-se na fase de lançamento de concurso público.

A ministra Ana Paula Vitorino começou por fazer uma referência genérica a várias ações de dragagem e desassoreamento que está previsto serem realizadas durante este ano em vários portos de pesca do País, referindo também genericamente obras no Algarve.

Perante a questão do parlamentar algarvio, sobre quais as intervenções que avançariam em concreto, no Algarve, acabou por ser José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, a responder que estava ser preparado o concurso público para a realização de dragagens na Fuzeta e que estas «têm a ver com um projeto Polis».

José Carlos BarrosEm declarações ao Sul Informação, o deputado José Carlos Barros, eleito pelo PSD, salientou a importância deste anúncio, «dada a relevância dos problemas (que são históricos…) relacionados com o assoreamento da barra e do canal de navegação, tanto do ponto de vista da segurança na passagem da barra como do próprio exercício da atividade por parte da comunidade piscatória local» e ainda «atendendo à controvérsia (política, mas sobretudo técnica) que nos últimos largos anos tem havido relativamente à fixação da barra e à localização preferencial da barra».

O Plano de Dragagens que tem vindo a ser concretizado na Ria Formosa pela Sociedade Polis, num montante da ordem dos 7,5 milhões de euros, tem enquadramento financeiro no quadro comunitário do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

Questão sobre dragagens nos portos de pesca do Algarve colocada pelo deputado José Carlos Barros:

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Homem morre a fazer caça submarina ilegal no canal da Fuzeta

Um homem, de 37 anos, morreu, esta madrugada, quando fazia caça submarina ilegal no

Sul Informação

Galpgate: Cristóvão Norte mantém que não quebrou regras ao aceitar convite para ver jogo do Euro2016

O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte não muda (nem acrescenta) uma