Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os portugueses ainda desconhecem os seus direitos e deveres no campo do consumo, revela um estudo sobre Literacia Financeira, promovido pelo Observador Cetelem e lançado hoje, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

O direito a reclamar é o único reconhecido por mais de metade (57%) dos consumidores, ainda que 8% afirmem, incorretamente, que não têm direito a reclamar e 35% não saibam/não respondam à questão.

Questionados sobre outros aspetos dos direitos e deveres dos consumidores, menos de um décimo dos portugueses respondeu corretamente a questões relacionadas com recusa de crédito (8%), cancelamento de contrato de crédito (8%) e tópicos que devem constar na informação disponibilizada pelos bancos e financeiras (7%).

Entre as questões apresentadas, a segunda na qual os consumidores revelaram maior conhecimento, após o direito a reclamar, relaciona-se com o reembolso de depósitos até 100 mil euros. 44% sabem que o cliente bancário tem direito a este reembolso, enquanto 11% respondem incorretamente que o cliente não tem este direito e 46% não sabem/não respondem.

 

O grupo etário dos 35-44 anos revela ser dos mais informados na generalidade das perguntas, assim como a classe alta.

«Os resultados do inquérito demonstram que há uma forte necessidade de informar corretamente os consumidores sobre os seus direitos e deveres. Não só é importante avançar neste sentido, como também colmatar os diferentes níveis de conhecimento ao nível social, demográfico e geográfico que existem entre os portugueses» comenta Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.

O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizadas 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de Portugal continental e ilhas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2017. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Apenas 13% dos portugueses preparam a sua reforma

A esmagadora maioria dos consumidores portugueses (81%) não estão a fazer nada para assegurar

Sul Informação

Apenas 11% dos portugueses admitem fazer férias fora de casa este Natal

Cerca de um em cada dez portugueses tenciona fazer férias fora do local de

Sul Informação

Parlamento Europeu aprova novas regras sobre alimentos para bebés

O Parlamento Europeu aprovou nova legislação sobre a rotulagem e a composição dos alimentos