Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A candidatura independente «Olhão pelo Cidadão Movimento» apresentou uma lista encabeçada por Rui Santos à Câmara Municipal de Olhão. O grupo de cidadãos estreia-se nestas eleições e só se candidata a este órgão municipal, nas Autárquicas de dia 1 de Outubro.

Por seu lado, em Lagos, o atual vereador Luís Barroso volta a encabeçar a lista do movimento «Lagos com Futuro» à Câmara Municipal.

A candidatura independente, que nas eleições de 2013 conseguiu eleger Barroso como vereador e diversos membros para os restantes órgãos autárquicos, também apresenta de novo listas à Assembleia Municipal (cuja cabeça de lista é Ana Margarida Martins) e às Juntas de Freguesia de São Gonçalo (Joaquim Pedro Cruz), Luz (Fernando Ildefonso), Odiáxere (José Vieira) e Bensafrim e Barão de São João (Cristina Marreiros). A mandatária da candidatura independente é a radialista Fátima Peres.

No manifesto do «Lagos com Futuro», o movimento diz querer «incentivar a participação de todos os cidadãos nos destinos do nosso concelho». Os seus projetos passam por «implementar uma nova visão estratégica de modo a atrair novos investimentos e emprego; dinamizar a nossa economia todo o ano; criar condições para uma habitação jovem a preço justo; garantir aos lacobrigenses um melhor acesso aos cuidados de saúde primários; intervir na área da segurança garantindo maior conforto na circulação dentro da cidade; apoiar a causa animal promovendo a esterilização e o tratamento de animais de rua; pugnar por uma cidade mais inclusa, amiga das pessoas, uma cidade mais agradável para viver e conhecer; afirmar Lagos como um centro de modernidade e referência cultural do Algarve; potenciar o centro histórico, estimulando o seu repovoamento».

Em Olhão, Rui Santos encabeça uma lista cujo número dois é Luis Carlos Rodrigues, seguido por Isabel Ricardo Leal. A mandatária da candidatura é Maria Pereira Sargaço.

Esta não é a primeira vez que o movimento tenta ir a votos, nas Eleições Autárquicas. Em 2013, o grupo de cidadãos procurou angariar as assinaturas necessárias, mas não conseguiu reunir as suficientes. Este ano, a situação foi diferente, com a candidatura já aprovada e a lista afixada no Tribunal de Olhão.

O Sul Informação já tentou, por diversas vias e várias vezes, contactar com Rui Santos e com o seu movimento de cidadãos, mas sempre sem sucesso.

«Olhão pelo Cidadão Movimento» e «Lagos com Futuro» não são as únicas candidaturas independentes a órgãos autárquicos, sem ligação a ou o apoio de nenhum partido, na região. Em Albufeira, o VIVA – Vontade Independente Viver Albufeira, da atual vereadora Ana Vidigal, eleita como independente em 2103, viu agora o tribunal rejeitar a sua candidatura, mas ainda não desistiu de ir a votos.

Em Monchique, o grupo «Cidadãos por Monchique» candidata João Duarte à Câmara e apresenta listas à Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia de Monchique.

Em Faro, há um «Candidato do Amor», Humberto Correia, candidato independente que durante meses reuniu assinaturas na Baixa da cidade e junto ao Mercado Municipal, entrando na luta pela presidência da Câmara farense.

Também independente é a candidatura de José Estevens à presidência da Câmara de Castro Marim, cargo que já ocupou, eleito pelo PSD. O antigo edil castro-marinense entrou em rutura com os social-democratas ao ser preterido na candidatura à Câmara por Francisco Amaral, entregou o seu cartão de militante e avançou com a candidatura independente «Castro Marim Primeiro». Este movimento apresentou listas a todos os órgãos autárquicos de Castro Marim.

Propostas que se juntam às dos diferentes partidos, que pode consultar no mapa das autárquicas do Sul Informação.

 

Lista de candidatos efetivos à Câmara do «Olhão pelo Cidadão Movimento»:

Rui  Santos
Luis Rodrigues
Isabel Leal
José João Faustino
Bruno Pereira
Célia Rosa
Andreia Conceição

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Câmara de Lagos paga totalidade da dívida do PAEL

Até ao final deste ano, o Município de Lagos fará o pagamento de 2.368.421

Sul Informação

Xutos, D.A.M.A, Tiago Bettencourt, The Gift e novo circo: descubra as propostas de passagem de ano no Algarve

Xutos & Pontapés, mesmo sem o guitarrista Zé Pedro, os D.A.M.A., mas também The