Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha Portuguesa atingiu a marca de 20.000 horas de voo no seu helicóptero AW Lynx Mk95, sem que se tivesse registado qualquer tipo de acidente, no dia 14 de abril, anunciou a Marinha.

O Lynx Mk95 foi adquirido pelo Estado Português em 1993 para operar a partir das fragatas da classe Vasco da Gama como extensão das armas e sensores destes navios.

É um helicóptero de elevada performance e características versáteis que lhe permitem cumprir tarefas num largo espetro de missões, cobrindo áreas desde a luta anti-submarina, luta anti-superfície, interdição marítima, combate à pirataria, evacuações médicas, transporte logístico e busca e salvamento.

Das 20.000 horas voadas, uma grande parte foram efetuadas a bordo das fragatas da classe Vasco da Gama, do navio reabastecedor Bérrio e, mais recentemente, também das fragatas da classe Bartolomeu Dias.

Participou em diversas operações nacionais e internacionais, nomeadamente na operação de embargo à Sérvia-Montenegro (Operação “Sharp Guard” – 1995-96), na operação de resgate de cidadãos nacionais e estrangeiros na Guiné Bissau (Operação “Crocodilo” – 1998), operação de apoio às populações de Timor-Lorosae (Operação “Timor-Lorosae” – 2000), operação de combate ao terrorismo no Mar Mediterrâneo (Operação “Active Endeavor” – desde 2002), operação de apoio às populações da Ilha da Madeira (aluvião de 2010), e já por diversas vezes, nas operações da União Europeia e da NATO de combate à pirataria ao largo da costa da Somália (Operação “Atalanta” e Operação “Allied Protector” e “Ocean Shield” – desde 2009).

Em 8 de junho próximo, a Esquadrilha de Helicópteros irá comemorar os seus 20 anos de existência.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

10 toneladas de haxixe apanhadas no Estreito de Gibraltar iam para «país africano da bacia do Mediterrâneo»

As 10 toneladas de haxixe apanhadas «nos últimos dias» pela Polícia Judiciária portuguesa, a

Sul Informação

Navio russo que passou ao largo do Algarve foi acompanhado pela Marinha Portuguesa

O navio de pesquisa oceanográfica da marinha russa «Admiral Vladimirskiy» passou, durante os dois

Sul Informação

Vem aí mais temporal no mar da costa ocidental

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento do estado do