Os melhores pilotos de karting do mundo, entre os quais o brasileiro Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1, vão participar, de 8 a 14 de Novembro, no Rotax MAX Challenge Grand Finals, que decorrerá no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
Trata-se do maior evento de karting do mundo e o maior alguma vez organizado em Portugal.
Estas finais Rotax são um evento de grande dimensão e de grande importância para a região algarvia. Representam «cerca de 800 a 1000 quartos de hotel pelo período médio de uma semana, sendo que cerca de 2000 estrangeiros oriundos de mais de 50 países permanecerão na zona de Portimão durante a data do evento».
Um estudo económico citado pela organização prevê que este evento possa trazer um volume de negócio para a região na ordem dos 4 milhões de euros.
A pista de Portimão acolherá, para esta 16ª edição das Grandes Finais do Rotax, os 360 pilotos oriundos de mais de 50 países dos vários continentes, que lutarão por um título a nível mundial nas seis categorias.
Um dos nomes mais sonantes que farão parte desta prova é mesmo Rubens Barrichello, que se qualificou pelo seu país na categoria DD2.
“Temos a certeza que iremos assistir a corridas muito emotivas e, em especial na DD2, onde os participantes quererão “medir forças” com o experiente Barrichello,” refere Helmut Voglsam, diretor do departamento de motores de karting da Rotax.
“Este evento, que é o mais internacional no mundo do karting, vai permitir ao público assistir a uma competição onde estão presentes os melhores pilotos de karting mundiais. Junte-se a nós e sinta a atmosfera e o espírito competitivo do mundo Rotax”.
Além dos 288 pilotos qualificados nas categorias Junior, Max DD2 e DD2 Master através dos campeonatos Rotax organizados pelo Mundo fora, esta prova terá também a presença de 72 dos mais jovens pilotos participantes no Rotax Max Challenge, pilotos estes que terão a oportunidade de fazer parte deste grande evento internacional. O evento será o RMC Grand Festival destinado às categorias Rotax 125 Micro MAX (7-10 anos) e Rotax 125 Mini MAX (1013 anos).
O Rotax MAX Challenge (RMC) é um campeonato, promovido e organizado pela BRP e pelos distribuidores de motores de kart Rotax que representam mais de 100 países .
É organizado sob a égide da CIK/FIA e, consequentemente, das federações nacionais. O RMC é um campeonato organizado em mais de 60 países, com o conceito de um único motor, sendo apenas autorizados a participar os motores Rotax selados pela rede de distribuidores.
O Rotax MAX Challenge Grand Finals tem o conceito ainda mais abrangente, pois a organização fornece todos os karts, que são iguais em cada categoria para todos os participantes e todo o material necessário (ferramentas, pneus, gasolina, etc).
As entradas são gratuitas.