Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto Hidrográfico disponibiliza, a partir de 22 de abril, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, a previsão das condições para a prática do surf, em várias praias da costa portuguesa, em “Qual é a tua onda?” (www.hidrografico.pt).

A divulgação deste produto e a assinatura do protocolo entre a Marinha e a Federação Portuguesa de Surf realizam-se no mesmo dia, pelas 16h00, no Instituto Hidrográfico.

Este projeto do Instituto Hidrográfico (IH), de previsão das condições para a prática do surf, visa apoiar o desenvolvimento desta atividade em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima que quebra nas nossas praias.

«Esta informação torna-se ímpar no nosso país, uma vez que resulta da combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real», salienta aquele Instituto.

Os produtos disponibilizados à escala das praias agregam previsões espaciais da altura e período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local.

Estes parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a prática deste desporto, descrito por um Índice de Qualidade de Surf.

O IH afirma pretender «continuar a aperfeiçoar esta aplicação, chamando até si a comunidade portuguesa do surf para colaborar, com a sua experiência e saber, no aperfeiçoamento da aplicação, num contributo para o desenvolvimento desta modalidade e da economia do País».

O Instituto Hidrográfico opera uma rede de observação oceânica capaz de registar, em tempo real, as condições de agitação marítima ao largo da costa portuguesa.

Esta informação é complementada por uma capacidade de previsão do estado do mar, obtida a partir de modelos numéricos que correm diariamente no IH.

«Este conhecimento e a previsão da agitação marítima são fundamentais para o sucesso das operações navais que a Marinha Portuguesa realiza em diferentes regiões do globo. Este saber fazer e esta capacidade instalada no IH, não se restringe apenas a produtos de aplicação militar mas também a uma componente de serviço público que, desde sempre, tem apoiado diferentes atividades marítimas», conclui o Instituto Hidrográfico.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

10 toneladas de haxixe apanhadas no Estreito de Gibraltar iam para «país africano da bacia do Mediterrâneo»

As 10 toneladas de haxixe apanhadas «nos últimos dias» pela Polícia Judiciária portuguesa, a

Sul Informação

Navio russo que passou ao largo do Algarve foi acompanhado pela Marinha Portuguesa

O navio de pesquisa oceanográfica da marinha russa «Admiral Vladimirskiy» passou, durante os dois

Sul Informação

Vem aí mais temporal no mar da costa ocidental

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento do estado do