Mais um passo foi dado para monitorizar os casos em que as pescarias colidem com aves e mamíferos marinhos, no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, além do registo das capturas acidentais, os observadores científicos do PNAB vão recolher informação mais detalhada sobre as interações, como o número de indivíduos na proximidade da arte de pesca e o tipo de interação observada (por exemplo, aves presas em anzóis, embate nos cabos, etc).
«Esta informação ajudará a identificar medidas adequadas para mitigar as capturas acidentais», explica o IPMA.
Além disso, os observadores vão marcar os indivíduos capturados acidentalmente e devolvidos mortos ao mar para que possam ser contabilizados caso venham a arrojar à costa.
Esta ação do PNAB foi impulsionada pela participação do IPMA no projeto MARPRO, que possibilitou a formação dos observadores e o apoio de especialistas em aves e mamíferos marinhos.
A recolha e análise de dados sobre interações com predadores marinhos de topo, muitos deles espécies protegidas e ameaçadas, vem ao encontro dos objetivos da PCP e da DQEM para uma pesca sustentável e um bom estado ambiental.
A realização de encontros a nível internacional, como o Workshop to Review and Advice on Seabird Bycatch-WKBYCS e Working Group on Bycatch of Protected Species-WGBYC, do ICES, «denotam a importância de estudar estes assuntos», acrescenta o IPMA.
O PNAB é o principal programa de recolha e análise de dados biológicos das pescarias nacionais, constituindo uma obrigação nacional no âmbito do Programa Comunitário de Recolha de Dados (Data Collection Framework – DCF) de suporte à Política Comum de Pescas.
No âmbito do PNAB, recolhem-se dados sobre esforço de pesca, capturas e rejeições de espécies marinhas a bordo de embarcações comerciais desde 2003.
Fruto da colaboração do IPMA em projetos como o IBAs Marinhas, o Safesea e o MARPRO, são também registadas capturas acidentais de aves e mamíferos marinhos pelos observadores a bordo.