Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hospital de FaroO Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda confrontou o Governo com denúncias de enfermeiros sobre uma alegada tentativa de limitar o gozo de direitos de parentalidade, no Centro Hospitalar do Algarve (CHA), devido à escassez deste tipo de profissionais de saúde nos hospitais algarvios.

O BE diz que responsáveis pelo Sindicato dos Enfermeiros denunciaram «práticas próprias do século XIX e que atropelam direitos fundamentais», numa reunião entre os diversos grupos parlamentares e entidades com responsabilidades na área da saúde no Algarve.

Segundo os sindicalistas, «há enfermeiras a trabalhar depois das 20 horas ou a trabalhar por turnos, sem usufruto das 2 horas diárias para amamentação», bem como «pressão para gozar as horas de amamentação num dia da semana».

Os representantes dos enfermeiros denunciaram, ainda, a alegada recusa em proporcionar «horários flexíveis para trabalhadores com filhos menores de 12 anos» e de «pressionar pais a não gozarem as suas licenças parentais». Também haverá «enfermeiras a terem de provar que estão a amamentar, à revelia do que prevê a lei».

O Bloco já terá confrontado o presidente do Conselho de Administração do CHA Pedro Nunes com estas alegações, que terá afirmado «desconhecer semelhantes práticas».

O assunto chegou, agora, ao Parlamento, por iniciativa das deputadas do BE Cecília Honório e Helena Pinto, que querem saber se o Ministério da Saúde tem conhecimento destas situações, se acha aceitável que, «quando se promove no Parlamento, e sob orientação da maioria, o debate em torno de bloqueios e soluções para a natalidade no nosso país, semelhantes práticas possam ocorrer nos hospitais públicos» e se tem condições «para reforçar a fiscalização dos direitos de parentalidade».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Assembleia da República aprova Projeto de Resolução do PCP sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, dia 23, o Projeto de Resolução nº