Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hospital-de-Faro1O Grupo Parlamentar do PCP vai apresentar um projeto de resolução na Assembleia da República, onde recomendará ao Governo a reversão do processo que levou à criação do Centro Hospitalar do Algarve e o regresso a um modelo de gestão separada, nos hospitais públicos do Algarve.

A proposta dos comunistas pede o fim do CHA, mantendo «todos os serviços e valências nos hospitais de Faro, Portimão e Lagos». Por outro lado, exorta o Governo a dotar estas unidades hospitalares «de recursos humanos, materiais e financeiros adequados à prestação de cuidados de saúde de qualidade» e que faça um levantamento das necessidades de cuidados de saúde na região, «com vista à apresentação de um plano integrado da reorganização dos serviços públicos de saúde, ao nível dos cuidados primários de saúde, cuidados hospitalares e cuidados continuados integrados».

Neste último caso, acrescentam, o processo deve ser participado e o documento final deve integrar contributos «dos utentes, dos profissionais de saúde e das autarquias.

Para os comunistas, o processo de fusão de unidades hospitalares desencadeada pelo anterior Governo «colocou em causa a qualidade dos serviços e a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde». No caso particular do Algarve, «esta decisão, que não assentou em critérios clínicos, de acessibilidade dos utentes à saúde ou de qualidade do serviço, ocorreu à margem e em confronto com as populações, os profissionais de saúde e as entidades locais», defenderam.

«Nos últimos anos, em consequência da criação do Centro Hospitalar do Algarve e da política de ataque ao Serviço Nacional de Saúde, assistiu-se a uma acelerada degradação dos cuidados de saúde prestados na região, denunciada por utentes e profissionais de saúde», acrescenta o Grupo Parlamentar do PCP, no enquadramento que fez da sua proposta.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Jerónimo de Sousa participa num comício da CDU em Faro

Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP, participa, na próxima quinta-feira, 6 de Junho,

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

PCP recomenda ao Governo que construa Ponte Internacional entre Alcoutim e Sanlúcar

O PCP recomenda ao Governo que «retome o processo de construção da Ponte Internacional