A Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos, responsável pela obra do Lar de Idosos, assinou ontem contrato com a construtora, assegurando o início dos trabalhos no mês de janeiro.
Este lar terá capacidade para 30 camas e vai incluir os serviços de centro de dia e apoio domiciliário. A construção desta infraestrutura vem ajudar a colmatar a carência de equipamentos sociais de apoio à população idosa, um dos grandes problemas dos concelhos envelhecidos.
O custo total da obra é de 1.950.582, 36 euros, comparticipando a autarquia alcouteneja 1. 114.872, 96 euros e o POPH (Programa Operacional de Potencial Humano) 835. 709, 40 euros.
Com a construção do Lar de Balurcos, a longa lista de espera para entrada no Lar de Alcoutim será atenuada. O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim Francisco Amaral, manifesta preocupação com a desistência de muitas candidaturas já aprovadas no âmbito do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), dada a dificuldade das IPSS em conseguirem financiamento para executar a obra.
O autarca alerta para a necessidade de mais equipamentos sociais de apoio ao idoso, face ao envelhecimento da população portuguesa, que se tem acentuado nos últimos anos.