Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ria Formosa_olhãoA Assembleia da República aprovou o projeto de resolução do PS que recomendava ao Governo diversas ações de valorização e requalificação da Ria Formosa, entre as quais a legalização do Núcleo da Culatra, com posterior efeitos nos demais núcleos históricos das ilhas-barreira ao abrigo «do princípio da igualdade», mas no qual ainda são mencionadas demolições.

Na mesma sessão plenária, foram rejeitadas propostas do PCP e do BE, que pediam o fim do processo de renaturalização.

Protesto Ilhéus Reunião da Polis final 2015_12Esta medida não é expressa em nenhum local do Projeto de Resolução socialista, já aprovado. Antes pelo contrário. A proposta, que tem como signatários os quatro deputados do PS eleitos pelo Algarve, recomenda ao Governo, no seu ponto 4, que «adote uma postura firme de reposição da legalidade e combate às construções comprovadamente não autorizadas em domínio público marítimo, intervindo prioritariamente nas zonas de maior risco, assegurando o direito à primeira habitação e o realojamento de pescadores, mariscadores e viveiristas em função de um plano devidamente calendarizado e com responsabilidades e fontes de financiamento claras».

Isto levou a que o Bloco de Esquerda tenha pedido para que este ponto fosse votado isoladamente. E se na proposta geral (sem o ponto 4) o BE e o PCP votaram a favor (o PAN votou contra, a coligação de direita absteve-se), no ponto quatro o PS beneficiou da abstenção da bancada PSD/CDS , apesar dos votos contra do PCP/PEV, bloco e PAN.

Este ponto 4, o único da proposta que menciona a renaturalização, «não pode ser descontextualizado dos três anteriores», defendeu o deputado socialista Luis Graça ao Sul Informação, esta quinta-feira. Isto porque só se aplicará em situações «de risco evidente» e em que «haja abusos comprovados», e já depois de acauteladas as situações dos habitantes dos núcleos históricos.

A proposta da qual é cosignatário, assegurou, abre a porta a uma reivindicação antiga dos ilhéus: a legalização das suas casas. Isso será conseguido aplicando «o que já está no POOC» ao Núcleo da Culatra, o único que é reconhecido como uma comunidade permanente e com direitos à ocupação das ilhas, naquele plano de ordenamento. O passo seguinte, disse Luís Graça, é garantir que, na revisão do POOC, seja consagrado o princípio de igualdade entre os diferentes núcleos históricos.

As propostas do PCP e BE foram rejeitadas com os votos contra do PSD/CDS e a abstenção dos eleitos pelo PS, apesar dos votos a favor do PCP/PEV, BE e PAN.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polis já pôs areia na Praia dos Cavacos, mas grosso da intervenção só continua após o Verão

Para já, foram colocados cerca de 2500 metros cúbicos (m3) de areia na Praia

Sul Informação

Câmara de Lagos põe fotógrafos de olho em bons exemplos de preservação do ambiente

A Câmara de Lagos vai pôr fotógrafos profissionais e amadores a clicar nas suas

Sul Informação

PCP apresentou 16 projetos de resolução sobre o Algarve na AR desde Outubro de 2015

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, desde o início da atual legislatura, 16 projetos