Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma proposta do Grupo Parlamentar do PCP, que pedia o regresso das obras da EN 125 para a esfera pública e a abolição de portagens nas ex-Autoestradas Scut, «em particular, na Via do Infante»», foi chumbada na Assembleia da República, com os votos contra da maioria PSD7CDS-PP e do PS, no caso das portagens.

Esta já não é a primeira vez que os comunistas propõem a abolição de portagens nas estradas que antes eram Sem Custos para o Utilizador (Scut), propostas que foram sempre rejeitadas. Desta vez, o projeto de resolução intitulava-se «Pela abolição das portagens nas antigas autoestradas SCUT, a extinção das atuais Parcerias Público Privadas e a gestão pública na conclusão das infraestruturas rodoviárias» e incluiu, igualmente, a EN125.

A proposta de abolição das portagens acabou chumbada pelo PSD, o CDS-PP e o PS. O grupo parlamentar do PSP defendeu, numa nota de imprensa,  que estes partidos, «mais uma vez, preferiram colocar o fardo das portagens sobre os ombros dos cidadãos e das micro e pequenas empresas, para não terem que beliscar os interesses dos grupos económicos que exploram a concessão da Via do Infante».

«Ao mesmo tempo que em Lisboa o PS, PSD e CDS votam – sempre – pela manutenção das portagens na Via do Infante, no Algarve ouvimos inflamados discursos de dirigentes, deputados e autarcas destes três partidos a afirmarem-se contra as portagens e a exigirem a sua abolição, tentando, desta forma, enganar os algarvios. O PCP denuncia esta hipocrisia política de quem no Algarve diz uma coisa e em Lisboa faz exatamente o contrário», acusam os comunistas.

No que toca à requalificação da EN 125, apenas o PSD e o CDS-PP votaram contra a moção do PCP que pedia «que o Estado assumisse diretamente a conclusão das obras», votos que foram suficientes para a proposta não passar.

«Enquanto no Algarve, o PSD e, em particular, os deputados deste partido, exigem ao Governo que promova o resgate da concessão da EN 125 e assuma a conclusão das obras de requalificação desta estrada, na Assembleia da República votam exatamente em sentido contrário, rejeitando a proposta do PCP», insistem.

Para os comunistas, há um «lamentável contorcionismo político de quem defende uma coisa no Algarve e o seu oposto em Lisboa».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Vêm aí mais desvios de trânsito na EN125 nas zonas da Maritenda e Fontainhas

A «colocação dos elementos pré-fabricados de betão, vigas e pré-lajes, nas passagens superiores ao

Sul Informação

Se puder, evite passar na EN125 em Lagoa

Além das obras da futura rotunda da Fatacil, começaram hoje, 28 de Junho, os

Sul Informação

Pavimentação na EN125 em Odiáxere obriga a desviar o trânsito durante a noite

Os trabalhos de pavimentação do troço da EN125 que atravessa a localidade de Odiáxere,