A petição promovida pela Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde contra a criação do Centro Hospital do Algarve vai ser discutida na Assembleia da República em data a definir, anunciou a Comissão.
Na sexta-feira, dia 21, um grupo de representantes do movimento foi recebido pela Comissão Parlamentar para a Saúde, na AR, no âmbito do abaixo-assinado promovido pela Comissão de Utentes, que esteve em circulação pelas populações dos concelhos de Portimão, Silves, Lagos e Lagoa, entre outros, e recebeu cerca de 8500 assinaturas.
Nesta audiência, foi possível de expor «as muitas preocupações que se verificam em relação ao funcionamento, serviços e condições do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, bem como apresentar diversos relatos e testemunhos de utentes da saúde pública no Algarve», diz o movimento.
Porque não quer baixar os braços, a Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde anunciou ainda que vai promover uma Tribuna Pública, no próximo dia 5 de abril, às horas, na Alameda, em Portimão.
O objetivo é «dar voz a todas as pessoas que queiram apresentar os seus testemunhos enquanto utentes do Serviço Nacional de Saúde e cidadãos, permitindo ainda a troca de ideias, informações e dados».
O movimento acrescenta também que em breve «serão apresentadas novas propostas e iniciativas de luta contra a destruição do SNS, em particular dos hospitais, centros de saúde e extensões de saúde do Algarve».