Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os deputados do PS questionaram o Governo sobre os contornos da hasta pública do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, em Silves, anunciada pela Autoridade Fiscal e Aduaneira, nomeadamente no que se refere ao destino a dar ao seu acervo e a sua eventual dispersão.

Para o deputado eleito pelo Algarve Miguel Freitas, «é impossível imaginar que um acervo cultural da dimensão histórica como a do Museu da Cortiça possa vir a ser dispersado, sair do concelho de Silves ou mesmo da região algarvia».

Os deputados socialistas lembraram o Primeiro-ministro, na questão que lhe dirigiram, «a importância que este museu tem para a região não só em termos culturais e históricos, mas também, em termos económicos»

«Mais de 100 mil cidadãos puderam conhecer e descobrir a importância que o setor da cortiça teve no século XIX para o desenvolvimento do pais e, principalmente, para a região algarvia, revelada pela exposição de mais de 150 anos de maquinaria e documentação comercial», recordaram.

Entre o importante espólio do Museu da Cortiça da Fábrica do inglês, encontram-se máquinas corticeiras para a transformação únicas e um arquivo documental que remonta ao século XIX, «sendo considerado um dos mais importantes do mundo». «Para além do rico espólio, a recuperação e transformação da antiga e centenária fábrica num espaço de cultura, animação e lazer e de excelência, valeu a distinção em 2001 com o prémio Luigi Michelett, como o melhor museu industrial da Europa», ilustraram os socialistas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Projeto de revitalização da arte do latoeiro apresenta primeiros resultados em Silves

Os primeiros resultados do projeto “A Arte do Latoeiro”, que apostou na reativação deste

Sul Informação

Festa do Porco no Espeto arranca já esta noite em Messines

A III Festa do Porco no Espeto realiza-se de 28 a 30 de Julho,

Sul Informação

Vila do Bispo é o Município do Ano 2017 da região do Algarve

Vila do Bispo é o «Município do Ano 2017» do Algarve, galardão atribuído ontem