21 formandos, trabalhadores das empresas Frusoal e Tavifruta, ambas a operar no setor comercial, participam desde 5 de dezembro, em Tavira, numa ação integrada na 2ª fase do programa Formação-Algarve.
Ao longo das 350 horas de formação modular certificada que irão frequentar, os trabalhadores da Frusoal e da Tavifruta irão adquirir conhecimentos e melhorar competências em áreas pertinentes para as atividades que desenvolvem, como sejam os sistemas de encomenda, layout, gestão e controlo de stocks, a gestão da qualidade, os princípios da nutrição e higiene e segurança alimentar.
O programa Formação Algarve, lançado em setembro deste ano, destina-se apenas às empresas do Algarve e visa combater a sazonalidade do emprego na região, resultante da forte dependência económica do turismo, procurando reforçar a competitividade e a produtividade dos setores mais afetados, através da realização de formação profissional para os trabalhadores, durante a época baixa.
A 1ª fase do programa, destinada à apresentação de candidaturas, decorreu até 16 de novembro.
Nesta 2ª fase, que durará até final de maio de 2013, os trabalhadores abrangidos irão receber formação profissional, estando prevista a realização de cerca de 20 ações de formação em toda a região, que irão abranger mais de 300 formandos.
As ações serão operacionalizadas pelos Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, pela rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Instituto do Turismo de Portugal, bem como por outras entidades formadoras acreditadas.
O arranque da 1ª ação de formação foi assinalado com a visita do delegado regional do IEFP Carlos Baía, e do diretor comercial da Frusoal Pedro Madeira, aos formandos.
Na sua intervenção, acentuaram a importância da qualificação profissional dos trabalhadores, como forma das empresas se tornarem mais competitivas e gerarem mais e melhores postos de trabalho.