Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Não se pode dizer que está a ocorrer uma onda de frio, mas as duas últimas semanas de novembro foram mais frias do que é habitual e o frio vai manter-se com a chegada de dezembro, embora o desconforto térmico deva diminuir. O aviso é feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Até ao dia 5 do próximo mês, a próxima quinta-feira, as temperaturas estarão abaixo da média, temperaturas que «a partir do dia 9 se aproximarão dos valores normais para a época».

Ainda assim, este frio não se irá sentir tanto como foi sentido nas últimas semanas «devido à diminuição da intensidade do vento», que começa a diminuir gradualmente a partir de hoje, «e à previsão de céu limpo».

«A presente situação meteorológica deve-se à permanência de um vasto anticiclone no Atlântico Norte que se estende desde a região a oeste dos Açores e até à Europa Central, tendo Portugal Continental estado sob a influência de uma massa de ar frio transportada do norte e do centro da Europa, originando os baixos valores de temperatura do ar», explica o IPMA.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Chuva forte pode regressar esta tarde ao Algarve…mas será breve

A previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada

Sul Informação

Choveu um quarto do normal na primeira quinzena de Novembro

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental, entre 1 e 15

Sul Informação

Há relação entre uma Europa «excecionalmente quente» em Outubro e os fogos severos em Portugal

O mês de Outubro foi mais quente do que o habitual na maior parte