Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã enviaram uma «Carta aberta aos Deputados da Assembleia da República», onde sublinham que nenhuma das propostas feitas para alteração à Lei do Orçamento do Estado, com incidência na atividade das 600 empresas editoras de Jornais e Revistas que representam, significa um «aumento de encargos para o Orçamento de Estado».

É que, explicam as duas associações na sua carta aberta, «a alteração legislativa ao Decreto-Lei nº23/2015 destina-se a operacionalizar a sua execução», enquanto os «benefícios fiscais em sede de IRS produzirão aumento de aquisição de jornais e revistas e, portanto, um aumento das receitas do IVA e do IRC associadas».

Por outro lado, esclarecem a API e a AIIC, «o incentivo ao investimento publicitário por desconto no IRC de pequenos anunciantes não representa também qualquer aumento, porque terá impacto nas receitas do IVA e do IRC associadas».

Na missiva, as duas associações empresariais do setor de media acrescentam que «a transferência de verbas do Orçamento de Estado para reforço das verbas do apoio à Comunicação Social também não pode representar qualquer acréscimo, na medida em que são verbas previstas e não gastas em 2016 e 2017 (o que na verdade somam 2 milhões e 400 mil euros) por ausência do mecanismo operativo que agora foi proposto».

«Estas simples explicações não deixam qualquer margem para dúvidas sobre a justiça e a adequação das propostas de alteração entregues, bem como no que diz respeito à diminuição do IVA das publicações eletrónicas por equiparação das publicações em papel, conforme a Diretiva recentemente aprovada nas instituições europeias», acrescentam a API e a AIIC.

As associações signatárias consideram «imperioso não perder a atual oportunidade de alterações ao Orçamento de Estado, que visam melhorar a sustentabilidade das empresas jornalísticas e incentivas a leitura de jornais e revistas pelas famílias».

sulinformacao

Também poderá gostar

Alisuper

PCP quer ex-trabalhadores da Alicoop protegidos contra «atuação abusiva» do BIC

Em causa a reclamação de créditos por parte do banco aos ex-funcionário do grupo
Urgências Hospital de Faro 2016_5

BE questiona Governo sobre falta de condições no transporte de utentes do Hospital de Faro

Em causa está uma queixa sobre a falta de condições de uma utente em
IC27 odeleite

CDS pede ao Governo que melhore «no imediato» segurança no IC27 em Odeleite

Os centristas falam em relatos «quase diários» de situações de perigo e de vítimas