Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Demolições na Praia de Faro_Carlos Sousa_1A questão das demolições nas ilhas da Ria Formosa volta à Assembleia da República no início de março, por iniciativa do PCP.

O Grupo Parlamentar comunista apresentou o Projeto de Resolução «Pela suspensão das demolições nas ilhas-barreira da Ria Formosa», que será discutido a 4 de março na Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e votado em plenário no dia 6 de março.

Nesta proposta, o PCP exige ao Governo a adoção de diversas medidas, que passam, desde logo, pela «suspensão imediata das demolições nas ilhas-barreira da Ria Formosa».

Além disso, pedem uma revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António, «designadamente reconhecendo a existência dos núcleos urbanos das ilhas-barreira, assim como o valor social, económico e cultural que lhes está associado, e abandonando a intenção de os renaturalizar».

Outra exigência dos comunistas é que se usem as verbas destinadas às demolições para ações de requalificação dos núcleos urbanos das ilhas e «para apoiar as atividades económicas associadas à pesca, ao marisqueio e à exploração dos recursos da Ria Formosa».

Por fim, pedem a requalificação dos espaços balneares das ilhas, do sistema de transportes que lhes dá acesso «ao longo de todo o ano» e da Ria Formosa, em si, «visando a melhoria ou a manutenção das condições de escoamento e da qualidade da água, assim como de proteção da orla costeira de processos de erosão».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Jerónimo de Sousa participa num comício da CDU em Faro

Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP, participa, na próxima quinta-feira, 6 de Junho,

Sul Informação

Assembleia da República aprova Projeto de Resolução do PCP sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, dia 23, o Projeto de Resolução nº

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de