Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima, muito superiores aos valores normais para este mês, em particular a partir do dia 7, devido a uma massa de ar muito quente e seca» que está a influenciar o nosso país, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

«A média diária da temperatura máxima mais alta no país ocorreu no dia 12 e foi de 34.7  graus, com um desvio de +9.3 °C (em relação ao normal do mês de Junho). Neste dia valores de temperatura máxima superiores a 25 °C (dias de verão) observaram-se em cerca de 90 % do território, valores de temperatura máxima superiores a 30 °C (dias quentes) observaram-se em cerca de 80 % do território e valores de temperatura máxima superiores a 35 °C (dias muito quentes) observaram-se em cerca de 50 % do território. Registaram-se valores de temperatura máxima superiores a 40 °C em 6 estações da rede IPMA», segundo o instituto.

No 13 de Junho, terça-feira, a temperatura média foi 6,1 graus acima do normal, fixando-se nos 25,5 °C.

Este foi apenas o começo, tendo em conta que, para os próximos cinco dias, está previsto um aumento da temperatura máxima, que «será acompanhado por um aumento significativo da temperatura mínima». «Nos dias 16 e 17 cerca de 1/3 das estações poderão registar valores superiores a 40 °C», avisou o IPMA.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Meteorologia prevê temperaturas de mais de 40ºC pelo menos até domingo

As temperaturas máximas a partir de amanhã e pelo menos até domingo, dia 18,

Sul Informação

IPMA põe todo o Sul sob aviso amarelo devido a aguaceiros e vento fortes

O Algarve e o Baixo Alentejo estão sob aviso amarelo devido à previsão de

Sul Informação

O tornado que quase voltou a acontecer em Lagoa [fotos e vídeo]

O final de tarde tempestuoso, ontem, em Lagoa, levou à formação de uma «funnel