Uma moeda e um livro infantojuvenil dedicados ao lince-ibérico vão ser lançados na terça-feira, às 14h00, em Mértola, no Cineteatro Marques Duque, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
Da autoria do escultor Luís Valadares, a moeda, a primeira da série Espécies Ameaçadas, criada pela INCM para promover o conhecimento e a conservação das espécies de fauna e flora nacionais em perigo, tem o valor facial de cinco euros e conta com uma emissão limitada a 2.500 exemplares em prata, com acabamento especial, e 75.000 exemplares em cuproníquel, com acabamento normal.
O livro «Sou o Lince Ibérico» tem texto de Maria João Freitas e ilustrações de Tiago e Nadia Albuquerque e pretende «sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da proteção do ambiente».
A moeda e o livro têm uma «vertente solidária«, já que parte das receitas obtidas com as vendas vai reverter para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que é gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.